top of page

Jair Bolsonaro receberá título de cidadão olindense; resultado da votação teve apenas um voto contrário

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

A Câmara Municipal de Olinda aprovou, na manhã desta terça-feira (8), o requerimento que concede o título de cidadão olindense a Jair Bolsonaro (PL). A votação foi de 14 votos a favor e apenas um contrário, o da vereadora Eugênia Lima (PT).


A pauta causou um certo tumulto na frente da Casa Bernardo Vieira de Melo, onde manifestantes se reuniram, inclusive na galeria, com faixas, cartazes e palavras de ordem. Estavam no local representantes de movimentos sociais, culturais, estudantis e sindicais para denunciar o que seria "uma afronta à democracia e ao legado de luta popular de Olinda".


Após a votação, o clima por parte dos que discordam com o requerimento foi de luto. “Isso um atentado à nossa democracia. Bolsonaro está sendo acusado de fazer parte de uma organização criminosa que tentou matar o atual presidente, atual vice-presidente e de um do ministro do Supremo, além de tentar dar um golpe de Estado", declarou Eugênia Lima.


"Se estivéssemos vivendo esse golpe, essa Câmara nem aqui estaria. Fico muito surpresa porque Olinda é uma cidade revolucionária, ao longo da história ela é conhecida com as lutas libertárias, então é inadmissível a gente ter que entregar esse título”, completou a vereadora.


Dentro da Câmara, militantes de esquerda disputaram espaços com os da direita na pequena galeria da casa legislativa. Houve empurra-empurra, troca de ofensas e gritos.


Votaram "sim" 4 vereadores do PSD, 2 do Avante, 2 do MDB, 2 do PL, 1 do PV, 1 do DC e 1 do Agir. Faltaram à sessão um vereador do PV e uma vereadora do Avante.


A homenagem é de autoria do vereador Alessandro Sarmento (PL), que apresentou o projeto à Casa no último dia 1º de abril. Segundo ele, "o povo olindense tem tudo a ver com a luta de Bolsonaro".


Após a votação, ele comemorou e agradeceu o apoio dos demais parlamentares. "Uma vitória da democracia, que ainda respira em Olinda. Nada mais justa essa homenagem. Agora Bolsonaro tem sangue olindense. Parabéns a todos os patriotas e conservadores, esse título é de vocês, que se sentem representados por tudo que Bolsonaro fez por Olinda".


Sarmento agora pretende articular a ida de Jair Bolsonaro a Olinda para receber o título "o mais breve possível", mas ainda não há data para isso acontecer.


A entrega do título em Olinda vem na esteira de outra homenagem aprovada na última semana pela Câmara Municipal de Petrolina, no Sertão do São Francisco. Onde Bolsonaro foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan — a maior honraria concedida pelo legislativo petrolinense.


Em fevereiro passado, o ex-presidente veio a Pernambuco para receber o título de cidadão de Vitória de Santo Antão, aprovado pela Câmara Municipal.


O resultado de Olinda pode servir de incentivo ao vereador santa-cruzense Adilson Bolsonaro, que protocolou na segunda-feira (7) um Projeto de Resolução com o mesmo teor do que foi aprovado pelos parlamentares de Olinda. Entretanto, segundo o parlamentar, o grupo situacionista fechou questão para votar contra o projeto, que exige maioria qualificada de dois terços para sua aprovação.



Créditos: Jamildo.com e JC Online

コメント


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page