Israel diz que atingiu o "coração de Teerã" em novos ataques ao Irã
- Jason Lagos
- 23 de jun.
- 2 min de leitura

Israel lançou ataques contra “o coração de Teerã” nesta segunda-feira (23), informou o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, enquanto a mídia estatal iraniana e testemunhas oculares relataram impactos em toda a capital iraniana.
Mais cedo, Israel realizou um novo ataque à instalação nuclear subterrânea de Fordow, mesmo local bombardeado pelos EUA no sábado (21). A instalação é um dos locais nucleares mais importantes do Irã, enterrada no interior de uma montanha.
O exército israelense está “atacando alvos do regime” no “coração de Teerã, com força sem precedentes”, disse Katz, em um comunicado.
O foco dos ataques é a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) e, segundo a IDF, vários soldados iranianos foram mortos.
Ataques foram feitos também durante a noite, visando aeroportos e locais de lançamento e armazenamento de mísseis.
Mais de 15 jatos da Força Aérea israelense atingiram a cidade de Kermanshah, no oeste do país, "neutralizando vários locais de lançamento e armazenamento de mísseis terra-terra direcionados ao território israelense", disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF) em um comunicado.
O exército israelense também afirmou ter atacado seis aeroportos iranianos em todo o país durante a noite, destruindo 15 caças e helicópteros.
Israel disse que "aeronaves pilotadas remotamente" foram usadas para derrubar os jatos, interrompendo "a capacidade de decolar desses aeroportos e a operação do poder aéreo militar iraniano a partir deles".
Neste domingo (22), o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, se pronunciou pela primeira vez após os ataques dos Estados Unidos contra três instalações nucleares no Irã.
A publicação em seu perfil no X em farsi mostra uma imagem de um crânio com a estrela de Davi, símbolo de Israel, em chamas.
A mensagem que acompanha a imagem diz: "O inimigo sionista cometeu um erro grave, cometeu um grande crime; ele deve ser punido e está sendo punido; está sendo punido agora mesmo."
O embaixador do Irã na ONU afirmou, também nesse domingo, que as forças armadas iranianas vão decidir a escala da reposta aos ataques americanos.
Créditos: CNN Brasil e Metrópoles



Comentários