Ida de Sílvio Filho para o Ministério do Esporte levará o Bispo Osséssio de volta à Câmara Federal
- Jason Lagos
- 13 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Tida com uma especulação sem fundamento, há cerca de um mês, cresce cada vez mais a certeza, em Brasíllia, da ida do deputado federal pernambucano Sílvio Costa Filho (Republicanos) para o Ministério do Esporte, o que pode acontecer ainda esta semana.
Silvinho foi indicado ao presidente Lula pelo Centrão através do seu partido, o Republicanos, que era oposição ao Governo mas promete passar a fazer parte do bloco governista.
Com boa desenvoltura e capacidade de iniciativa, Silvio Filho, que está no segundo mandato de federal, tem duas vantagens para assumir o cargo: apoiou Lula em 2022, apesar do Republicanos estar com Bolsonaro, e seu pai, Silvio Costa, ex-deputado federal, tem muitos amigos no PT desde que fez parte da tropa de choque da Câmara a favor da então presidente Dilma Rousseff, na época do impeachment.
O que poucos sabem é que, saindo da Câmara para a Esplanada dos Ministérios, Silvio contribuirá para aumentar a bancada evangélica no Poder Legislativo pois o seu suplente é o bispo Ossésio, da Igreja Universal, que já foi deputado estadual e federal mas em 2022 ficou como primeiro suplente.
O Republicanos é conhecido como o partido da Igreja Universal, embora nem todos os seus deputados sejam membros da Igreja. Em Pernambuco, por exemplo, nem Silvio Filho e nem Augusto Coutinho (o outro deputado do partido) são evangélicos.
Na eleição de 2022 foram eleitos deputados federais 132 parlamentares evangélicos, um número recorde. Na eleição anterior foram 112. Hoje os evangélicos já ocupam 25% das vagas na Câmara Federal. Com a saída de Silvio Filho o número aumenta para 133.
O bispo Ossésio, acompanha a pauta conversadora mas não é radical. Como deputado estadual se pautou bastante pela defesa dos negros e poucas vezes foi à tribuna para se pronunciar sobre a pauta de costumes. Se relacionou bem com todos os deputados de esquerda, direita e centro, sem qualquer distinção.
Em 2018, Osséssio foi eleito deputado federal, mas na eleição seguinte, de 2022, ficou na primeira suplência do Republicanos.
Créditos: Blog Dellas




Comentários