Humberto Costa diz que, sem PT na vice, João Campos não terá o apoio da legenda
- Jason Lagos
- 22 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

O senador Humberto Costa foi bem claro durante confraternização da imprensa na última quarta-feira: a prioridade do PT hoje no Recife, é indicar a vaga de vice de João Campos. Essa inclusive é a única possibilidade para que o partido feche questão com relação ao apoio ao prefeito. Caso o projeto de João fosse apenas com relação a 2024 estaria praticamente tudo certo e acertado: ele seria o cabeça de chapa e o PT indicaria o vice e era só organizar a base de apoio.
O fato é que o prefeito João Campos tem um projeto político para 2026 ainda que não oficial. Ele será candidato à reeleição e vencendo o pleito, renunciaria a Prefeitura no início de abril de 2026 para se candidatar ao Governo. Caminho que foi feito por Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra em 2022.
Tendo em vista justamente esta possibilidade de renúncia de João, o prefeito e aliados trabalham com a hipótese de uma chapa puro sangue com o PSB ocupando a vaga do prefeito e também a vice para que em caso de renúncia, a Prefeitura continue sob o comando do PSB. Assim, caso João dispute o Governo e não obtenha sucesso, a Prefeitura continuaria nas mãos dos socialistas.
O fato é que 2026 o PT tem um projeto majoritário para o Governo de Pernambuco que será o senador Humberto Costa. Isso também não é segredo para ninguém e no interior o partido já trabalha com este cenário inclusive nos encontros regionais. Humberto não é contrário ao projeto de João Campos em 2024, desde que haja reciprocidade do PSB ao PT: uma aliança para o ano que vem e também para 2026.
Sem ter essa reciprocidade, fica difícil fechar apoio.
Créditos: Blog do Silvinho




Comentários