top of page

Guinada à esquerda do governo Lula acelera debandada do Centrão; iniciativa pode partir do PP

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 6 de mar.
  • 1 min de leitura
ree

O PP pode puxar uma “debandada” dos partidos do Centrão do governo Lula. A sigla comandada pelo senador oposicionista Ciro Nogueira (PI) estuda reunir a Executiva para votar a decisão de deixar a base e entregar a única pasta que a sigla tem hoje na Esplanada, o Ministério dos Esportes, comandado por André Fufuca (MA).


Uma vez que o PP decida entregar o ministério, Nogueira poderia pressionar o União Brasil a fazer o mesmo, acenando com a retirada das resistências para a formação de uma federação entre os dois partidos. Membros desses partidos acreditam que ficaria difícil para Marcos Pereira e Gilberto Kassab manterem o Republicanos e o PSD na base de Lula, principalmente sendo peças-chaves do governo Tarcísio de Freitas em São Paulo.


A pressão para que os partidos do Centrão deixem a base de Lula vem com a justificativa de que o presidente teria resolvido dar uma “guinada à esquerda” com a reforma ministerial, sobretudo com a nomeação de Gleisi Hoffmann para a articulação política e a ideia de levar o deputado Guilherme Boulos (PSOL) para o Palácio do Planalto.


A pressão crescente do Centrão pode levar Lula a antecipar uma nova fase na reforma ministerial, com o objetivo de acomodar melhor as exigências dessas legendas. Contudo, até o momento, o presidente nunca abordou o tema de maneira direta e consistente com as lideranças do PSD e União Brasil, que, por sua vez, buscam garantir mais representatividade e espaço no alto escalão da administração federal.


Créditos: O Globo

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page