top of page

Governadora Raquel Lyra consegue os recursos para a construção da variante de Toritama

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 18 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

A obra vai permitir uma maior fluidez no tráfego, reduzindo a concentração de veículos na BR-104


A governadora Raquel Lyra e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão, assinaram, nesta quarta-feira (17), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para viabilizar a implantação e pavimentação da variante de Toritama, no Agreste Setentrional.


A obra prevê a construção de uma via alternativa com extensão de 6,99 quilômetros, entre os km 19,8 e 33, com investimento estimado em R$ 146 milhões, e tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e reduzir a concentração de veículos na BR-104.


Ao desviar o tráfego de passagem — especialmente de veículos pesados — do perímetro urbano de Toritama, a variante trará ganhos significativos para a população, reduzindo o risco de acidentes e tornando a travessia urbana mais segura.


Do ponto de vista econômico e regional, a intervenção fortalece a logística do Polo de Confecções do Agreste, assegurando maior regularidade no transporte de insumos e mercadorias, com impactos positivos na produtividade e competitividade do setor.


A variante contribuirá para o crescimento urbano mais organizado e sustentável, preservando a função da BR-104 como via de integração regional e preparando a infraestrutura viária para demandas futuras.


Um dia antes da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o DNIT, o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, esteve em Santa Cruz do Capibaribe para vistoriar obras hídricas em andamento no município e acompanhar o início da fase de testes da Adutora do Agreste. A visita contou com a presença do vice-prefeito de Santa Cruz, Flávio Pontes, e do prefeito de Toritama, Sérgio Colin.


Durante a agenda, Douglas Nóbrega acompanhou os testes do trecho que vai transportar água da Adutora do Alto do Capibaribe até a cidade de Toritama. A intervenção é estratégica para a região, que sofre com a escassez hídrica, especialmente os municípios atendidos pelo Sistema Jucazinho, cuja barragem, localizada em Surubim, encontra-se em situação de pré-colapso.


Além de Toritama, outras quatro cidades do Tramo Norte — Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Vertente do Lério — também serão beneficiadas de forma gradual, à medida que os testes avancem, por meio da integração entre a Adutora do Alto Capibaribe e a própria Adutora do Agreste.


O presidente da Compesa vistoriou ainda o andamento das obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), instalada no bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe. A unidade utiliza tecnologia moderna em fibra de vidro e terá capacidade para tratar até 200 litros de água por segundo. As obras estão na reta final e representam um investimento de R$ 15 milhões.


“A nossa expectativa, atendendo à solicitação da governadora Raquel Lyra, é entregar a nova ETA em março de 2026, beneficiando a população de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Taquaritinga do Norte”, afirmou Douglas Nóbrega.



Créditos: Blog Dellas e Blog do Mário Flávio

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page