Gilson Machado reage a ida de Anderson Ferreira em evento de Raquel Lyra e diz que ele está 'perdido'
- Jason Lagos
- 14 de mar.
- 2 min de leitura

O ex-ministro Gilson Machado (PL) afirmou nesta quinta-feira (13) que o presidente do Partido Liberal de Pernambuco, Anderson Ferreira, “está perdido”. O motivo da declaração de Gilson foi a aparição de Anderson no evento de filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD.
A atitude de Anderson, de acordo com Machado, foi vista como “o comportamento de alguém que está cada vez mais isolado e desesperado”, já que o mesmo subiu no palanque da governadora ao lado de dois ministros do presidente Lula (PT), juntamente com deputados do PT, PSD e PSDB, sem nenhum representante do PL ou mesmo aliado da direita.
Nas eleições de 2022, o respaldo popular de Gilson Machado foi expressivamente maior do que o de Anderson Ferreira. Enquanto Gilson conquistou 1.320.555 votos para o Senado, Anderson obteve 890.220 votos na disputa pelo governo de Pernambuco, não conseguindo avançar para o segundo turno.
O gesto do presidente estadual do PL, ao lado de Raquel Lyra, está sendo equiparado ao do irmão André Ferreira (PL), que, em 2022, subiu no palanque da esquerda nas cidades de Sairé e Gravatá, o que criou polêmica no seio da direita pernambucana.
Em 2024 Gilson Machado foi o segundo colocado na última eleição para prefeito do Recife, enquanto o candidato da governadora, Daniel Coelho, teve um número quatro vezes menor de votos.
A ausência de Anderson Ferreira nas agendas do Partido Liberal e nos eventos do maior líder da Direita no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro, já vem sendo notada desde o ano passado.
“É lamentável ver o presidente estadual do Partido Liberal destoar da Direita, da pauta conservadora e da massa eleitoral que hoje, de acordo com pesquisas, representa mais da metade dos brasileiros. Ele está sim fazendo jus a um provérbio chinês que faz referência à arrogância de saber o que faz sem nem saber por onde ir. O provérbio diz: ‘Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho’”, afirmou Gilson Machado.
As críticas de Gilson Machado a Anderson Ferreira foram feitas por meio de uma nota enviada ao Blog Luís Machado.
A ida de Anderson ao evento de Raquel desagradou até mesmo o deputado Ricardo Antunes (PL), que tem votado com o governo na Alepe. Falando ao Blog Dellas, Antunes declarou: “Não concordo com o que Anderson fez. O PL vai ter candidato a governador e a senador. Vamos fazer nossa bancada e não precisamos disso”.
Já o deputado Alberto Feitosa, da linha de frente do bloco de Gilson, disse “agora que Bolsonaro e Valdemar Costa Neto (presidente nacional do PL e amigo de Anderson) voltaram a se falar, Valdemar vai saber de que lado Bolsonaro está, inclusive já tendo lançado Gilson como seu candidato a Senador. Agora as coisas vão ficar claras”.




Comentários