Garota que viralizou cantando Gonzaguinha aos 2 anos, agora ajuda pesquisa em Fernando de Noronha
- Jason Lagos
- 24 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

A estudante Isadora Gomes Escote, de 12 anos, que ficou conhecida há dez anos quando o pai postou um vídeo da menina cantando a música “O que é o que é”, de Gonzaguinha, já é uma mergulhadora credenciada e ajuda a pesquisa dos golfinhos rotadores em Fernando de Noronha.
A menina mergulhou com o pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Raul Rio Ribeiro, coordenador da ONG Som do Oceano, para acompanhar a troca de um hidrofone que capta os sons na Baía dos Golfinhos.
“É uma garota prodígio, com apenas 12 anos de idade é certificada como mergulhadora. Renova nosso ânimo ver uma menina tão jovem, no período de férias, executar e participar de uma atividade científica”, declarou Raul Rio.
O pesquisador também fez um treinamento com Isadora para uso do drone na gravação de imagens de golfinhos em Fernando de Noronha.
“Nós apresentamos tecnologias que são usadas para o monitoramento animal. As crianças nascem com uma relação orgânica com tecnologias, tudo é muito simples. Ela acompanhou o monitoramento de drone e essa é uma maneira de introduzir ciência de forma agradável muito cedo”, contou o Raul Rio.
Segundo o pesquisador, essa também é uma forma de iniciar o treinamento dos jovens da ilha para auxiliar as pesquisas desenvolvidas na região.
Isadora falou com naturalidade sobre as novas funções. “Gosto de mergulhar e ter contato com a natureza; eu amo. Achei bem legal. Nunca tinha experimentado cortar alguma coisa embaixo da água. Gosto dos golfinhos, eles são maravilhosos e inteligentes”, explicou a estudante.
A garota avaliou a aula com o drone. “Achei interessante, o drone parece um cachorro e um sapo; é muito fofo”, completou a menina, dizendo que não sabe que profissão seguirá quando for adulta.
O pai, o instrutor de mergulho Ismael Escote, disse que a filha sempre teve contato com a natureza e demostrou interesse pelo assunto.
“É uma grande oportunidade para ela aprender mais, com direcionamento. Isadora pode entender, de forma correta, como contribuir para ajudar a pesquisa e conscientizar as pessoas a colaborarem para a preservação de forma lúdica e divertida”, avaliou Ismael.
Ismael Escote lembrou da época em que gravou um vídeo da filha cantando a música "O que é o que é", de Gonzaguinha. Isadora era uma bebê de apenas dois anos e o vídeo viralizou e foi divulgado no programa Mais Você, com Ana Maria Braga.
“Isso mostrou como uma criança que tem o estímulo correto pode ser polivalente. É importante tentar desenvolver uma parte dessas habilidades. É gratificante para os pais e para Isadora no futuro. Ela vai ser uma pessoa diferenciada, consciente de diversos assuntos e não ficará restrita a uma tela de videogame”, avaliou o pai.
Isadora também falou sobre o vídeo. “Eu até lembro, só me impressiona vocês lembrarem também”, falou a menina, com bom humor. Confira o vídeo.
Créditos: G1 Pernambuco
Comentários