top of page

Flávio Bolsonaro e Tarcísio se reúnem em SP em meio à tensão eleitoral

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Aliados avaliam que a reunião marcará uma nova etapa na relação entre Tarcísio e o núcleo bolsonarista


O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), devem se reunir nesta quinta-feira (12), na capital paulista.


O encontro acontece cerca de um mês após um período de tensão entre o chefe do Executivo estadual e integrantes do grupo político ligado a Jair Bolsonaro (PL). A expectativa é que a conversa trate do cenário eleitoral de 2026 e de possíveis alianças no campo da direita.


Aliados dos dois políticos avaliam que a reunião poderá marcar uma nova etapa na relação entre Tarcísio e o núcleo bolsonarista. O governador mantém interlocução com lideranças influentes do centrão, grupo que tem resistido a firmar uma coligação com o PL, partido de Flávio.


O desgaste teve início após filhos de Jair Bolsonaro (PL) e outros parlamentares bolsonaristas pressionarem publicamente Tarcísio para que declarasse apoio inequívoco à pré-candidatura presidencial de Flávio. No entorno do ex-mandatário, a leitura era de que o governador ainda buscava se consolidar como possível alternativa ao Palácio do Planalto.


Também contribuíram para a tensão as conversas de Tarcísio e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de viabilizar a prisão domiciliar do ex-mandatário. Integrantes do grupo político interpretaram o movimento como um gesto com impacto eleitoral.


Nesta quarta-feira (11), o governador voltou a Brasília e se reuniu com quatro ministros do STF, entre eles Alexandre de Moraes, para tratar do Programa de Apoio à Gestão e Responsabilidade Fiscal (Propag), voltado ao pagamento de dívidas estaduais. Entre bolsonaristas, havia expectativa de que ele também reforçasse o pedido de prisão domiciliar durante os encontros.


Um levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta 4ª feira (11) mostra que o governador de São Paulo lidera com folga a disputa pela reeleição. Contra o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o atual governador registraria 48,5%, enquanto o adversário teria 29,9%.


Em uma eventual corrida eleitoral contra Márcio França (PSB), Tarcísio seria reeleito com 52,8% dos votos, ante 18,5% de França. O levantamento também apresentou aos eleitores um cenário sem o atual governador.


Se o candidato apoiado por Tarcísio fosse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em disputa contra França, Nunes registraria 36%, enquanto França teria 24,2%.


A Paraná Pesquisas entrevistou 1.580 eleitores paulistas de 6 a 10 de fevereiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. O estudo está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-04650/2026.



Créditos: Folha de SP e Poder360

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page