top of page

Federação Rede-Psol já enfrenta impasse sobre candidatura ao governo de Pernambuco

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • há 12 horas
  • 2 min de leitura

Alfredo Gomes, reitor da UFPE, foi lançado pré-candidato ao governo do Estado pela Rede


O lançamento da pré-candidatura do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, ao Governo do Estado, nesta quarta-feira (18), já abriu o primeiro foco de tensão dentro do campo progressista. Isso porque o Psol reafirmou que defenderá o nome do ex-vereador do Recife, Ivan Moraes, nas negociações com a Rede Sustentabilidade, indicando que a definição do palanque ainda está longe de um consenso.


Apesar do anúncio de Alfredo Gomes pela Rede, Ivan Moraes deixou claro que pretende manter sua pré-candidatura e buscar apoio dentro da federação. Ao mesmo tempo, sinalizou disposição para o diálogo, destacando sua boa relação com o reitor e defendendo a construção de uma unidade programática. Segundo ele, a expectativa é de que as conversas avancem nos próximos dias e resultem em uma composição conjunta entre as forças envolvidas.


A disputa interna também envolve as vagas ao Senado. Enquanto a Rede lançou o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago como pré-candidato, o Psol já tem o nome da vereadora do Recife, Jô Cavalcanti, como sua representante. O cenário amplia a necessidade de negociações entre os partidos para evitar fragmentação no campo político que pretende apresentar uma alternativa ao atual cenário eleitoral em Pernambuco.


O presidente da federação Rede-Psol em Pernambuco, Jerônimo Galvão, afirmou que cada partido tem autonomia para lançar seus nomes e que a definição final seguirá o mecanismo interno chamado de “Consenso Progressivo”. Ele antecipou, no entanto, que o Psol defenderá formalmente Ivan Moraes e, caso não haja acordo, a escolha poderá ser decidida por votação interna — situação em que o partido afirma ter maioria.


Embora Alfredo Gomes tenha indicado a realização de uma nova rodada de diálogo entre os pré-candidatos e as direções partidárias na próxima semana, o próprio dirigente da federação afirmou que, até o momento, ainda não houve contato oficial para dar início a essas tratativas. O episódio revela que, no mesmo dia em que o reitor entrou na disputa, o grupo já enfrenta o desafio de resolver sua primeira divergência interna antes mesmo do início formal da campanha eleitoral.



Créditos: Blog do Mário Flávio

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page