top of page

Empresa “amiga” perde licitação e prefeitura do Recife cancela vitória de empresa de São Paulo

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 3 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

A gestão João Campos (PSB) decidiu anular uma licitação que foi realizada normalmente, desde janeiro, após a disputa realizada na plataforma eletrônica “Licitar Digital” decretar uma empresa de São Paulo, a Crosslam, como vencedora, derrotando a única concorrente, a Construtora FJ Ltda.


O fato chama atenção porque a empresa derrotada é velha conhecida da gestão do PSB no Recife e seu grupo empresarial, composto também pela Construtora Mardifi (mesmo sócio) e pela Construtora Faella (parente de primeiro grau do sócio da FJ e da Mardifi), já recebeu R$ 54,9 milhões da Prefeitura do Recife apenas na gestão João Campos (2021 a fevereiro de 2025).


O grupo empresarial tem vários contratos com a Prefeitura do Recife, principalmente através da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), e foi a responsável pela construção do Jardim do Poço e de significativa parcela das intervenções do Parque da Tamarineira, que teve os seus contratos questionados pelo Tribunal de Contas do Estado.


A alegação da Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura é que o projeto precisaria ser retificado, passando por modificações, mas isso só foi observado após a habilitação da empresa paulista, que tem sede em Suzano.


A Secretaria utilizou o Art. 71 da nova lei de licitaçõe para embasar sua decisão. Conforme registra o Inciso II, “encerradas as fases de julgamento e habilitação, e exauridos os recursos administrativos, o processo licitatório será encaminhado à autoridade superior, que poderá revogar a licitação por motivo de conveniência e oportunidade".


As obras civis do Parque Eduardo Campos tiveram início em setembro de 2023 e tinham prazo de um ano, mas foram adiadas – o último prazo era de execução registra como termo nal o dia 16 de março passado.


Após aditivos, o valor nal do contrato principal da obra – que não inclui os equipamentos de madeira, o paisagismo e os brinquedos – chega a R$ 80 milhões.


O Parque governador Eduardo Campos, em construção no bairro do Pina, será o maior parque público da cidade, com 11,9 hectares.



Créditos: Blog de Ricardo Antunes e Blog de Jamildo

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page