Em visita a Bolsonaro, Valdemar Costa Neto faz promessa ao ex-presidente sobre 2026
- Jason Lagos
- 28 de ago.
- 2 min de leitura

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, fez ao menos duas promessas a Jair Bolsonaro durante uma rápida visita ao ex-presidente na prisão domiciliar, em Brasília, na manhã da quinta-feira (28).
Em meio à disputa do Centrão pelo espólio de Bolsonaro, Valdemar contou ao Metrópoles ter prometido ao ex-presidente que aceitará o candidato a presidente e a vice que o ex-mandatário indicar para 2026.
Valdemar contou também ter prometido a Bolsonaro continuar trabalhando junto ao STF para evitar a condenação dele no âmbito do inquérito do golpe, cujo julgamento final começa na terça-feira (2).
O presidente do PL disse que pretende procurar os ministros Gilmar Mendes, atual decano do STF, e até Alexandre de Moraes, caso o relator do inquérito contra Bolsonaro tope recebê-lo.
Valdemar contou ainda ter entregado pesquisas detalhadas sobre os cenários eleitorais nos Estados em 2026, para o ex-presidente “se distrair” na prisão domiciliar, lendo os levantamentos.
Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta 5ª feira (28) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tecnicamente empatado com Bolsonaro, com vantagem numérica para o último, em possíveis cenários eleitorais para 2026.
A AtlasIntel fez a seguinte pergunta: “Se as eleições presidenciais fossem acontecer neste próximo domingo e se os candidatos fossem os mesmos de 2022, inclusive Lula e Bolsonaro, em quem você votaria?”. Em um cenário de 1º turno, Bolsonaro soma 45,4% dos votos, enquanto Lula tem 44,6%.
O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes aparece em 3º lugar, com 3,7% das intenções de voto, e a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet fica em 4º lugar, com 1,8% dos votos. Os eleitores que votariam em outro candidato de 2022 representam 1,6%, enquanto os votos branco ou nulos são 1,9%.
O percentual de Lula vinha subindo desde a pesquisa feita em maio, mas caiu em agosto. O movimento oposto se dá em relação a Bolsonaro. Comparando as pesquisas de julho e de agosto, o ex-presidente subiu de 44,2% para 45,4%, enquanto Lula caiu de 47,8% para 44,6%.
A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg entrevistou on-line 6.238 eleitores de 20 a 25 de agosto de 2025. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.
Valdemar Costa Neto relatou que, durante a visita, Bolsonaro reforçou que seu filho Carlos Bolsonaro (PL), atual vereador pelo Rio de Janeiro, será candidato ao Senado por Santa Catarina.
Embora tivesse das 10h às 18h para estar com o ex-presidente, o cacique ficou apenas 1h30, porque tinha compromissos em São Paulo.
Créditos: Metrópoles e Poder360
Comentários