top of page

Em decisão unânime, professores da rede municipal decretam greve por tempo indeterminado

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 5 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

A partir da próxima segunda-feira (08) os professores da rede municipal de ensino entram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada de forma unânime, em assembleia da categoria realizada nesta quinta-feira na Câmara Municipal de Vereadores.


Na véspera, os docentes participaram de uma audiência pública, no mesmo local, requerida pela vereadora Jéssyca Cavalcanti. Reajuste salarial dos docentes, situação estrutural das escolas, fardamentos e desafios da educação pública do município foram alguns do assuntos discutidos na audiência.


Representando o Executivo municipal esteve o chefe de Gabinete, Eliel Antônio e a secretária de Educação Cleciana Alves de Arruda.


O Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Publico das Redes Municipais de Ensino No Estado de Pernambuco (SINDUPROM) apresentou as demandas dos professores.


Como não houve sinalização, da parte do governo, nem mesmo de abertura de uma negociação salarial, os professores optaram pela greve. O sindicato da categoria reivindica 14,95% de aumento linear, em conformidade com o que foi anunciado pelo governo Federal no mês de janeiro passado.


À época do anúncio do aumento, feito pelo Ministério da Educação, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) questionou a legalidade do mesmo e orientou as prefeituras a não dar o reajuste. Já a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), por outro lado, afirmou que o reajuste tem respaldo em lei.

ree

O anúncio de paralisação das atividades dos docentes foi o tema principal do discurso da vereadora Jéssyca Cavalcanti. Em sua fala, a parlamentar destacou a falta do diálogo da gestão do prefeito Fábio Aragão, bem como a falta de protagonismo da secretária de Educação, Cleciana Alves (foto).


Segundo Jéssyca, a secretária tem procurado terceirizar responsabilidades sobre os problemas da educação no município, seja culpando o ex-presidente Jair Bolsonaro ou responsabilizando o atual governo Federal. Já em relação ao aumento reclamado pelos professores, Cleciane Alves se limitaria a afirmar que confia nos números da contabilidade da Prefeitura, que indicariam a impossibilidade de concessão de aumento salarial nesse momento.


As atividades dos professores estarão paralisadas a partir das 06h da próxima segunda. Até o final da tarde desta quinta (4), o governo não havia se pronunciado a respeito do assunto.

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page