Eduardo da Fonte e os Coelhos se reunem e selam entendimento sobre os rumos da nova federação
- Jason Lagos
- há 4 dias
- 2 min de leitura

Os irmãos Miguel Coelho (ex-prefeito de Petrolina e atual presidente estadual do União Brasil), Fernando Filho (deputado federal) e Antônio Coelho (deputado estadual) se reuniram com os deputados federais Eduardo da Fonte (presidente estadual do PP) e Lula da Fonte para selar um entendimento sobre os rumos da nova legenda em Pernambuco. A conversa foi longa e considerada produtiva, embora ainda haja pontos sensíveis a serem ajustados.
A definição não será simples. Isso porque os Coelhos têm se aproximado politicamente do prefeito do Recife, João Campos (PSB), enquanto os Da Fonte fazem parte da base da governadora Raquel Lyra (PSD). Além das diferenças de alinhamento político, pesa ainda a disputa interna por espaço: tanto Miguel Coelho quanto Eduardo da Fonte alimentam o desejo de disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2026.
Pelo tamanho da federação, Da Fonte irá em busca de dois espaços na chapa majoritária, que poderão se traduzir em duas candidaturas ao Senado ou uma candidatura à Câmara Alta e outra a vice-governador, que seria ocupada por Miguel Coelho.
O clima entre os Coelhos e Eduardo da Fonte, hoje, está a mil maravilhas. O registro fotográfico, que eles fizeram questão de fazer, prova isso.
Um dos três deputados federais pernambucanos filiados ao União Brasil – os outros são Luciano Bivar e Fernando Filho – Mendonça Filho declarou na tarde desta terça-feira que considera “precipitada” a junção dos dois partidos em torno da União Progressista.
De acordo com Mendonça, “o DEM e o PSL se juntaram para formar o União Brasil há menos de três anos, e, antes de serem dirimidos todos os conflitos internos, veio a idéia de juntar a legenda com o PP fazendo com que os problemas nos estados que eram menores possam se transformar em maiores, prejudicando a coesão politica pretendida.”
Em função disso, o deputado afirmou que respeita os presidentes estaduais do PP e União Brasil, deputado federal Eduardo da Fonte e ex-prefeito Miguel Coelho e o deputado federal Fernando Filho e que vai buscar o diálogo com os mesmos mas quer antes observar ä consolidação da Federação a nível nacional e local para definir se permanece no grupo ou toma outra direção.
Já para Eduardo da Fonte, apesar das divergências observadas no União Brasil em Pernambuco, será possível “juntar as forças dos dois partidos”, destacando que a missão será de ter ainda mais representatividade na Alepe e na Câmara dos Deputados.
Opmerkingen