Edilson Tavares filia-se ao PP e oficializa pré-candidatura a deputado federal
- Jason Lagos
- 27 de mar.
- 2 min de leitura

O ex-prefeito de Toritama, Edilson Tavares, oficializou sua filiação ao Progressistas (PP) e lançou pré-candidatura a deputado federal em um ato político realizado na tarde desta quarta-feira (26), em Brasília.
A cerimônia contou com a presença de importantes lideranças do partido, como o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira, o presidente estadual do PP em Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte, e o vice-presidente do partido, deputado Lula da Fonte.
Reconhecido como uma das principais lideranças políticas do Agreste, Edilson Tavares deixou a Prefeitura de Toritama em 2024 com uma expressiva aprovação de 93%, após dois mandatos consecutivos, marcados por uma gestão considerada moderna e eficiente.
Durante o evento, o senador Ciro Nogueira celebrou a chegada de Edilson ao Progressistas. “É uma honra ter nos quadros do PP um político visionário como Edilson, que se destacou por grandes obras e uma gestão eficiente, colocando Toritama no mapa do desenvolvimento. Isso o credencia para ocupar qualquer cargo que desejar”, afirmou.
O deputado federal Eduardo da Fonte também elogiou a nova filiação e reforçou a importância de Edilson para o projeto do partido em Pernambuco. “Edilson chega para fortalecer ainda mais o Progressistas no estado. Sua experiência administrativa e política são credenciais indiscutíveis para voos mais altos, como uma candidatura à Câmara Federal", destacou.
Político assumidamente de direita, Edilson Tavares poderia ser candidato a deputado estadual, mas optou por tentar chegar a Câmara Federal para não prejudicar eleitoralmente o deputado Abimael Santos (PL), também de Toritama e seu aliado.

Desde a eleição de 2022, Eduardo da Fonte tem trazido para o partido que preside expoentes da direita em Pernambuco, como a deputada federal Clarissa Tércio e o seu marido, o deputado estadual Júnior Tércio. Espera-se para breve a entrada no PP de novos quadros desse segmento político, com destaque para o ex-ministro Gilson Machado, figura icônica da direita pernambucana e de grande proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Esta semana, Machado publicou no story do seu Instagram duas fotos de um encontro com Eduardo da Fonte e Clarissa Tércio, acompanhadas da seguinte legenda: "Um bom café com boas ideias para Pernambuco". A postagem foi vista como um sinal de que está próxima a sua entrada no PP, partido pelo qual deverá disputar, assim como Edilson Tavares, um mandato de deputado federal.
A entrada de quadros importantes da direita pernambucana no PP reforça a pretensão de Eduardo da Fonte de disputar uma cadeira na Câmaral Alta no próximo ano.
Créditos parciais: Blog do Mário Flávio




Comentários