Deputados do PT, PV e PCdoB aderem ao “blocão” governista na Alepe
- Jason Lagos
- 5 de fev.
- 2 min de leitura

Os deputados estaduais da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PCdoB, formalizaram sua adesão ao “blocão” governista da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O grupo, que já contava com PSDB, PRD, União Brasil e Solidariedade, agora passa a ter 18 parlamentares.
Com a maioria da Casa, o blocão indicará quase metade dos membros das comissões da Alepe. De acordo com a proporcionalidade das bancadas, o novo bloco terá quatro indicações nas comissões de nove membros; três nos colegiados de sete membros, e duas nas de cinco membros.
O acordo foi fechado na manhã desta terça-feira (4), e o deputado João Paulo (PT), líder da bancada da Federação na Alepe, encaminhou a oficialização da nova configuração do bloco à Mesa Diretora.
Até janeiro, o "blocão" também contava com a participação do Progressistas (PP) e do MDB, mas as duas legendas decidiram deixar o grupo.
O PP, que possui oito deputados, saiu em uma movimentação estratégica para ampliar sua presença nas comissões legislativas. A justificativa oficial foi a de fortalecer o governo Raquel Lyra nessas composições.
Os progressistas devem formar um novo bloco com o Republicanos, partido que, apesar de integrar a Frente Popular, tem mantido uma postura alinhada ao Palácio do Campo das Princesas.
Já o MDB optou por manter-se independente na Alepe, segundo Jarbas Filho, único integrante do partido no legislativo.
Outra movimentação esta semana foi a saída do deputado Izaias Régis (PSDB), que agora passa a comandar a bancada do partido na Casa, sucedendo a deputada Débora Almeida (PSDB), da liderança do governo.
Com a mudança, a deputada Socorro Pimentel (União) foi escolhida para liderar a bancada do governo Raquel Lyra (PSDB).
Créditos: jamildo.com e FolhaPE
コメント