Deputados diplomados prefeitos enviam ofício de renúncia e abrem espaço para suplentes
- Jason Lagos
- 20 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Os deputados estaduais Cleber Chaparral (UB) e Lula Cabral (SD), que no último dia 6 de outubro foram eleitos prefeitos de Surubim e Cabo de Santo Agostinho, respectivamente, apresentaram ofício ao gabinete da presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco comunicando a renúncia ao mandato a partir de 31 de dezembro.
Eles foram diplomados nesta semana e, ao encerrarem o ciclo na Alepe, abrem espaço para que os suplentes, Edson Vieira (UB) e Wanderson Florêncio (SD), ocupem esses dois espaços de forma definitiva.
Como as renúncias serão válidas somente a partir do último dia do mês, a posse oficial da dupla só acontecerá no dia 2 de janeiro, de forma mais intimista no gabinete da Presidência. Os trabalhos legislativos, no entanto, só retornam em fevereiro, após o fim do recesso.
Edson já atua na Assembleia desde o ano passado, mas de forma provisória, devido ao afastamento de Antonio Coelho (UB) para assumir a Secretaria de Turismo do Recife. Agora a cadeira passa a ser própria.
Até então um firme aliado da família Coelho, após as eleições municipais deste ano Edson Vieira iniciou um processo de distanciamento dos políticos petrolinenses. Doravante, o deputado santa-cruzense deverá caminhar na base da governadora Raquel Lyra e não mais com o grupo dos Coelhos.
Recentemente o próprio Edson Vieira disse que apenas tomou conhecimento do retorno de Antônio Coelho à Alepe, para votar na eleição da mesa diretora, apenas pela imprensa.
Em 2026, Edson deverá disputar à reeleição ao lado da governadora Raquel Lyra, enquanto que o grupo dos Coelhos caminhará ao lado de uma provável candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. Vale lembrar que a ex-deputada Alessandra Vieira foi a candidata a vice na chapa de Miguel Coelho em 2022.
Na eleição de 2022, Edson Vieira fez dobradinha, em Santa Cruz do Capibaribe, com o deputado federal Fernando Filho. Especula-se que, na próxima eleição, a dobradinha será com Mendonça Filho, em Santa Cruz e Belo Jardim.
Créditos parciais: Blog Cenário
コメント