top of page

Cenário político pós-eleições em Pernambuco já movimenta corrida para o Senado em 2026

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 9 de out. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

Com o término das eleições municipais de 2024, realizadas no último domingo (6), o cenário político em Pernambuco começa a se reconfigurar com foco nas eleições para o Senado em 2026, que terá duas vagas abertas para o cargo.


Entre os nomes que despontam como possíveis candidatos estão o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), a ex-deputada federal e atual vice-presidente da regional Nordeste do partido Solidariedade, Marília Arraes, e os atuais senadores Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB).


Ontem, o presidente do partido Republicanos em Pernambuco, Samuel Andrade, afirmou que Silvio Costa Filho tem seu nome "naturalmente balizado" para a disputa ao Senado em 2026. Segundo Andrade, o desempenho do partido nas urnas, com a conquista de 22 prefeituras em Pernambuco, fortalece a possível candidatura do ministro. "Nosso ministro já tem o nome referendado para disputar o cargo de senador, mediante o trabalho que vem fazendo pelo Brasil", destacou.


Outro nome que já se coloca na corrida para 2026 é o do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho. Seu pai, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), confirmou a pré-candidatura do filho ao Senado durante o programa eleitoral do atual prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil). Miguel, que governou Petrolina até 2022, deixou o cargo para disputar o Governo de Pernambuco no mesmo ano.


O senador Humberto Costa (PT) encerra seu segundo mandato na Casa Alta em 2026 e também se movimenta para a disputa de 2026. Considerado um dos principais aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Pernambuco. Por diversas vezes, Humberto já manifestou publicamente o desejo de renovar seu mandato. 


Outra liderança que poderá disputar a reeleição é o senador Fernando Dueire (MDB). No entanto, ele prefere não revelar suas intenções para o futuro.


Outra possibilidade em discussão nos bastidores da política pernambucana é o nome de Marília Arraes (Solidariedade). Segundo fontes ligadas ao partido, a força do nome Arraes no interior do Estado e os bons resultados nas pesquisas internas apontam que ela pode ser uma candidata majoritária de peso, embora ainda não esteja claro se disputará o Senado ou o Governo. Apesar das especulações, Marília Arraes não se posiciona de forma conclusiva sobre as eleições de 2026.


Créditos: FolhaPE

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page