Celso Amorim diz que há "um certo jogo de empurra" entre Israel e Egito para abertura de fronteira
- Jason Lagos
- 16 de out. de 2023
- 1 min de leitura

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, afirmou neste domingo (15) que há “um certo jogo de empurra” para a abertura da fronteira do Egito para viabilizar a retirada do grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza.
Amorim disse que o Brasil fez tudo do ponto de vista logístico e político para a retirada do grupo e ele "tem esperança" que isso ocorra nesta segunda-feira (16).
— Há um certo jogo de empurra. Se você fala com o lado israelense, eles dizem que os egípcios não abriram a passagem. E se você fala com os egípcios eles falam, eu acredito que isso é verdade, que não abriram porque não têm garantia de que as pessoas poderão passar com segurança.
O assessor lembrou ainda que há muitos interesses em jogos e que a situação é complexa.
Em relação à classificação do Hamas como organização terrorista, Amorim disse novamente que o Brasil segue a classificação da ONU.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conversou no sábado (14), por telefone, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na busca de apoio para a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza.
Na conversa, Lula expressou preocupação com os civis na região e o bloqueio de ajuda humanitária. O presidente brasileiro condenou os ataques terroristas contra civis em Israel, reforçou a importância de um corredor humanitário e da libertação imediata de todos os reféns.
Lula disse que os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra. Ambos reafirmaram a importância da busca por uma solução política e pela paz para a região.
Créditos: O Globo




Comentários