Bolsonaro lança site com lista de candidatos apoiados nos municípios; Santa Cruz do Capibaribe fica de fora
- Jason Lagos
- 5 de set. de 2024
- 2 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou um site com a lista dos candidatos apoiados por ele nas eleições de 2024. O ex-chefe do Executivo tem candidatos em todos os Estados e em, pelo menos, 109 cidades.
São Paulo é o Estado com maior número de cidades com candidatos apoiados por Bolsonaro, com 31 cidades. Na segunda colocação, vem o Rio de Janeiro, com 12 municípios.
A capital paulista também é a que lidera a lista de candidatos apoiados em capitais, com 57 nomes, seguida pela cidade do Rio de Janeiro, com 54 candidatos a vereador. Na terceira colocação está Fortaleza, com 45 postulantes.
Em algumas cidades não há registro de Bolsonaro apoiando candidatos a prefeito, apesar de seu partido estar em coligação com o candidato.
Dentre as capitais, Macapá, Salvador, Natal, Teresina e Florianópolis não apresentam postulantes à chefia do Executivo apoiados pelo ex-presidente.
O PL está vinculado às campanhas de Ana Paranhos (Podemos) na capital do Amapá, de Bruno Reis (União) na capital da Bahia, de Paulinho Freire (União) na capital do Rio Grande do Norte, de Dr. Pessoa (PRD) na capital do Piauí e Topázio Neto (PSD) na capital catarinense.
Bolsonaro tem viajado pelo Brasil para participar de eventos de campanha de candidatos de seu partido ou coligados.
As cidades pernambucanas incluídas no site são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista e Garanhuns. Ao clicar no link correspondente a cada uma delas, abre-se uma página com o nome e número dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e também vereador apoiados por Bolsonaro.
Santa Cruz do Capibaribe, a única cidade do Nordeste onde o ex-presidente venceu nos quatro turnos disputados, nas duas eleições presidenciais, e onde o PL tem como candidata a prefeita a ex-deputada Alessandra Vieira, não aparece na lista. No rodapé da página principal do site, consta a informação que a lista tem atualizações diárias em todos os Estados.
Bolsonaro esteve recentemente em Pernambuco, onde ficou por quatro dias. A Capital das Confecções, entretanto, não foi incluída no roteiro da visita. O motivo, segundo o ex-ministro Gílson Machado, homem de confiança de Bolsonaro no Estado, seria "dificuldades logísticas".
Esta semana, Machado, que é candidato a prefeito do Recife, anunciou a volta do Bolsonaro ao Estado ainda no período eleitoral. Entretanto, a visita deve se limitar a uma passagem de um dia pela capital pernambucana, com o objetivo de reforçar a campanha do próprio Gílson, que tem apresentado números modestos nas pesquisas eleitorais.




Comentários