Bolsonaro diz que Gilson Machado será candidato ao Senado, e que PL não deve disputar o governo estadual
- Jason Lagos
- 10 de abr.
- 2 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou, nesta quarta-feira (9), que o ex-ministro do Turismo Gilson Machado será seu candidato ao Senado por Pernambuco nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao podcast Direto de Brasília, produzido em uma parceria do jornalista Magno Martins com a Folha de Pernambuco.
“Gilson é a pessoa que está na frente, ele é o nosso senador”, afirmou Bolsonaro, referendando publicamente o nome do aliado. Machado, que também acumulou o comando interino do Ministério da Cultura durante o governo Bolsonaro, mantém-se próximo ao ex-presidente e vem sendo figura constante em eventos ligados a ele.
Bolsonaro acredita que o PL não tem um nome com chances reais de vencer a disputa pelo cargo de governador de Pernambuco, em 2026. “Eu converso com Gilson (Machado – ex-Turismo), que é o meu ‘X-tudo’ em Pernambuco. O Gilson sabe que nós temos muito mais interesse no Senado. Acho que não temos nome para ganhar um governo do Estado lá (em PE). É uma realidade. Se pudermos compor com um partido de centro, no meu entender, será bem-vindo”, destacou.
Ainda na entrevista, Bolsonaro chegou a mencionar as motociatas realizadas no Agreste pernambucano, saindo de Santa Cruz do Capibaribe, passando por Toritama e chegando a Caruaru. Instigado por Magno Martins a falar algo sobre o empresário Robson Ferreira, organizador das motociatas e patrocinador do podcast de ontem, Bolsonaro não fez nenhuma menção a ele.
Na semana passada, após os meses de silêncio que se sucederam à sua derrota na eleição municipal, Robson Ferreira voltou a falar de política na imprensa santa-cruzense. "Coincidentemente", na manhã desta quarta-feira (9), mesmo dia da participação de Jair Bolsonaro no podcast patrocinado por uma de suas empresas, Robson participou de uma entrevistam numa emissora de rádio local.
Não se sabe ainda se o empresário vai concorrer a um mandato legislativo no próximo ano, mas, ainda que o faça, dificilmente terá o mesmo protagonismo que teve nas eleições de 2018 e 2022, quando foi o nome mais visível da direita local. O vereador Adilson Bolsonaro, que já foi um firme aliado de Robson, pretende liderar, em Santa Cruz do Capibaribe, a campanha de Jair Bolsonaro ou do nome que vier a ser por ele indicado para concorrer ao Palácio do Planalto.
Comments