Bastidores da política já vivem a expectativa do anúncio do "não" de Allan Carneiro
- Jason Lagos
- 6 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Após serem criadas fortes expectativas de uma junção entre os grupos Verde e Azul, com a formação de uma chapa majoritária com Allan Carneiro candidato a prefeito e Alessandra Vieira a vice, o que não se concretizou, o mundo político santa-cruzense espera para qualquer momento o anúncio oficial do "não", de Allan Carneiro, comunicando sua ausência da disputa eleitoral de 2024.
A mais que provável ausência do nome de Allan Carneiro nas urnas deste ano é motivo de desapontamento para o seus apoiadores, que o acompanharam nos últimos meses em uma aparente construção de candidatura a prefeito.
Nesse ínterim, Allan e seus liderados tiveram encontros fartamente divulgados com figuras de grande expressão da política pernambucana, como Mendonça Filho, André de Paula, Anderson Ferreira e Eduardo da Fonte, afora os contatos diretos e indiretos com a governadora Raquel Lyra.
O último fator político relevante para o grupo Verde foi a reunião que aconteceu na sede do PP de Eduardo da Fonte, na qual o deputado federal colocou a legenda à disposição de Allan Carneiro e lhe fez rasgados elogios, na expectativa que o mesmo viesse a encabeçar um projeto majoritário em Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com as demais forças oposicionistas.
O silêncio público de Allan, após a reunião com o Progressistas, frustrou os seus próprios correligionários de grupo, que passaram a considerar como favas contadas a sua ausência na disputa eleitoral.
Na sua única manifestação externa, por meio de uma entrevista por telefone a uma emissora de rádio, Allan limitou-se a apontar outro nomes, que não o dele, que poderiam representar o grupo Verde na eleição. Quanto à ainda provável junção com o grupo Azul, nenhuma palavra.
Com a aproximação da data limite para filiações partidárias, estabelecido para 06 de abril, combinada com a indefinição de Allan Carneiro, o deputado Edson Vieira apressou-se a colocar publicamente a ex-deputada Alessandra Vieira como pré-candidata a prefeita, deixando a porta aberta para possíveis alianças políticas.
Sem dispor de um outro nome que viável eleitoralmente para a disputa majoritária, o grupo Verde terá pela frente o dilema de encarar a disputa com uma alta possibilidade de um fiasco eleitoral ou aliançar-se com o grupo Azul, agora sem ocupar a cabeça da chapa.
Pelo menos na bancada de vereadores, formada por Capilé da Palestina, Zeba Climério e Nega da ONG, a resistência a uma união política com os azuis está praticamente superada. Antes de qualquer entendimento, porém, é preciso que Allan Carneiro venha a público comunicar o seu já esperado "não".




Comentários