Avaliação negativa de Lula supera numericamente a positiva, mostra pesquisa PoderData
- Jason Lagos
- 20 de dez. de 2023
- 1 min de leitura

Pela 1ª vez desde o início do mandato, a avaliação negativa do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou, numericamente, a positiva.
Os percentuais estão empatados na margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa PoderData, que nesta rodada foi realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023.
Em janeiro, a avaliação positiva estava em 43%. Caiu 11 pontos percentuais e marca agora 32%. Esses eleitores migraram para a avaliação “regular” –que subiu de 14% para 28% no período.
Esse dado requer atenção pois a avaliação “regular” é considerada um pit stop antes de o eleitorado mudar definitivamente para a avaliação negativa –que iniciou o ano em 35%, teve oscilações e termina agora, em dezembro, nos mesmos 35%.
O levantamento também perguntou aos entrevistados sobre a aprovação do governo petista. Assim como na avaliação pessoal do trabalho de Lula, os percentuais se movimentaram desfavoravelmente à gestão em 1 ano.
No último mês do 1º ano, a aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao seu nível mais baixo. Eram 52% os brasileiros que avaliavam positivamente a administração federal em janeiro. Agora, são 46% –uma queda de 6 pontos percentuais.
Quando se observa a curva de aprovação e desaprovação a cada 2 ou 3 meses, tudo fica meio igual, com oscilações dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. Mas as curvas em 12 meses mostram uma trajetória desfavorável ao governo.
Créditos: Poder360




Comentários