Articulação para o Senado expõe disposição de Raquel Lyra em rifar Priscila da chapa
- Jason Lagos
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A governadora tem evitado passar o comando do Estado a Priscila durante viagens internacionais
As recentes movimentações políticas da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, voltaram a movimentar os bastidores da sucessão estadual e intensificaram as especulações em torno da formação da chapa majoritária para 2026.
A verdade é que a gestora ofereceu as duas vagas ao Senado da sua chapa a Eduardo da Fonte e Miguel Coelho. A articulação, interpretada como uma estratégia para ampliar alianças e consolidar sua base de apoio, acabou alimentando rumores de que Raquel estaria disposta a rifar a atual vice-governadora, Priscila Krause, na montagem do palanque eleitoral.
A leitura é de que, caso Miguel Coelho venha a aceitar o convite para disputar o Senado pela chapa governista, a vaga de vice será inevitavelmente rediscutida dentro do grupo político. Nesse cenário, quem seria contemplado com o posto seria o atual senador Fernando Dueire.
No entanto, também circulam rumores de que a governadora Raquel Lyra, para garantir Miguel em seu palanque, estaria disposta inclusive a abrir a vaga de vice para ele. Nessa configuração, Dueire disputaria a reeleição ao Senado. Em ambos os cenários, a atual vice-governadora, Priscila Krause, ficaria de fora da chapa.
A governadora tem evitado passar o comando do Estado a Priscila durante viagens internacionais, como a ida à Costa Rica, no mês passado, e férias anteriores. A medida ocorre após episódios ocorridos em 2023, onde interinidades de Priscila geraram atritos, incluindo denúncias de repasses a unidade de saúde ligada ao marido da vice.
Apesar dos atritos noticiados, o discurso oficial, frequentemente, foca na união da chapa. No entanto, a prática de não passar o cargo tem sido recorrente. A postura é interpretada por analistas como uma forma de evitar que a vice-governadora tome decisões que contrariem os interesses do Palácio do Campo das Princesas.
Créditos parciais: Blog Ponto de Vista



Comentários