top of page

Apenas eleitores de esquerda rejeitam mais do que aprovam megaoperação no Rio, mostra pesquisa

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 3 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

A aprovação do governador Cláudio Castro (PL-RJ) cresceu dez pontos porcentuais após a megaoperação


Os eleitores de esquerda são os únicos que desaprovam a megaoperação policial que aconteceu no Rio de Janeiro, na terça-feira, 28, e resultou na morte de 121 pessoas durante o conflito. De acordo com pesquisa Genial Quaest, 59% dos eleitores de esquerda lulistas desaprovaram a ação, enquanto entre os não-lulistas o porcentual chegou a 70%.


Para os outros eleitores, a percepção se inverte. A megaoperação que teria tido como principal alvo o combate ao Comando Vermelho foi aprovada por 61% dos eleitores que se dizem independentes, por 92% dos que se identificam como de direita não-bolsonarista e por 93% dos bolsonaristas.


No cômputo geral, a operação foi aprovada por 64% dos 1,5 mil entrevistados em todo o Estado do Rio de Janeiro, sendo que o porcentual chegou a 79% dos homens. A aprovação foi maior em todas as faixas etárias, faixas de renda e escolaridade, do que a desaprovação.


Como resultado, a aprovação do governador Cláudio Castro cresceu dez pontos porcentuais após a megaoperação. Em pesquisa realizada em agosto de 2025, a gestão Castro no governo do Estado era aprovada por 43% dos entrevistados. No levantamento feito entre os dias 30 e 31 de outubro, chegou a 53%.


O único grupo em que a desaprovação a Castro ainda supera a aprovação é entre os entrevistados com ensino superior. Mesmo assim, a aprovação foi de 40% para 43%. A desaprovação, porém, foi de 52% para 56%


A maior alta nessa percepção se deu entre eleitores de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. A aprovação foi de 49% para 82%. Na mão inversa, entre os eleitores de Lula, a desaprovação subiu de 44% para 69%.


A maior alta nessa percepção se deu entre eleitores de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. A aprovação foi de 49% para 82%. Na mão inversa, entre os eleitores de Lula, a desaprovação subiu de 44% para 69%.


A pesquisa Genial/Quaest também mediu a popularidade do governo Lula após a ação. A aprovação da gestão petista foi de 37% para 34%. Já a desaprovação subiu de 62% para 64%. Entre os evangélicos, essa desaprovação chega a 81%.


O atuação governo Lula em relação à segurança foi avaliada como negativa para 60% dos entrevistados. É o mesmo porcentual dos que acreditam que Lula foi sincero ao afirmar que os traficantes são vítimas dos usuários. Quase todos os entrevistados (84%) discordam dessa frase. Entre os eleitores de direita, chegam a 99% (não-bolsonarista) e 100% (bolsonaristas).


O levantamento ouviu 1.500 moradores do estado do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais, entre os dias 30 e 31 de outubro. As entrevistas foram presenciais e domiciliares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.



Créditos: Portal Terra

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page