Antônio Rueda é eleito presidente nacional do União Brasil
- Jason Lagos
- 1 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

O advogado Antônio Rueda foi eleito presidente nacional do União Brasil, nesta quinta-feira (29). O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, assumirá como 1º vice-presidente do partido e o senador Davi Alcolumbre (AP) será secretário-geral.
Atual presidente, o deputado federal Luciano Bivar (PL-PE), tentou adiar a convenção coletiva do partido ao assinar um comunicado cancelando o evento, mas acabou vencido.
Em comunicado oficial, Rueda disse que as eleições para a executiva nacional do União Brasil “seguiram rigorosamente as diretrizes do estatuto do partido”. “A chapa eleita teve a totalidade dos votos apurados, o apoio dos filiados e dos mais de 50 deputados, oito senadores e os quatro governadores do partido, demonstrando a unidade e a firmeza de propósitos do União Brasil”.
A vitória da chapa do empresário e advogado Antônio Rueda no comando do União Brasil pode fazer o partido voltar a discutir a formação de uma federação com o PP.
A declaração é do líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA). Segundo ele, o Republicanos também pode ser incluído nas negociações.
Durante o pronunciamento oficial de Rueda, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), apareceu para felicitá-lo. Rueda só tomará posse em junho.
Em 2023, os dois partidos chegaram a discutir uma possível federal. Mas as negociações não foram adiante. Segundo Elmar, a federação não teria sido oficializada pela “condução” que o partido tinha, ou seja, pela condução de Bivar.
Após as declarações de Elmar, o líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), destacou que esse não é o “melhor momento” para iniciar a conversa sobre a federação.
“É um tema claro que traz diferentes visões, não acredito que seja para 2024”, declarou Efraim a jornalistas.”Talvez nas eleições 2026, possa ser estudado o diálogo entre os partidos,”acrescentou.
O deputado federal Mendonça Filho é o único pernambucano que faz parte, como membro efetivo da nova Executiva Nacional do União Brasil. O deputado federal Fernando Filho é membro suplente da executiva.
Mendonça teve recompensado o esforço de ter enfrentado o deputado federal Luciano Bivar, que saiu derrotado. Por duas vezes Bivar tomou a direção do Recife das mãos de Mendonca, embora ele seja o membro do partido mais votado na capital.
A expectativa agora é que Mendonça assuma se uma vez por todas a executiva do Recife respondendo pelo partido na seara recifense. Ainda não foi discutida a formação da Executiva Estadual.
Em Caruaru, a pré-candidatura a prefeito de Raffiê Dellon, próximo a Bivar, pode ser afetada. Essa reviravolta no União Brasil não apenas reflete os conflitos internos da legenda, mas também pode ter consequências políticas importantes, influenciando diretamente as eleições em diversos municípios.




Comentários