Allan Carneiro reafirma carta de um ano atrás e diz que está fora da disputa eleitoral
- Jason Lagos
- 7 de fev. de 2024
- 3 min de leitura

Reunido com lideranças do grupo Verde, nesta terça-feira (6), o empresário Allan Carneiro reafirmou, em linhas gerais, o conteúdo de uma carta aberta à população de Santa Cruz do Capibaribe, escrita há pouco mais de um ano, na qual afirmava que estaria fora de disputas eleitorais futuras.
Apesar da carta, Allan comportou-se durante todo o tempo como um pré-candidato a prefeito, liderando reuniões do grupo e estabelecendo conversações com nomes de grande importância na política pernambucana, como Mendonça Filho, André de Paula, Anderson Ferreira e Eduardo da Fonte. Com a decisão de agora, todas as tratativas feitas com esses políticos viraram letra morta.
Na segunda quinzena de setembro do ano passado, o grupo Verde aparentemente havia chegado a uma composição de chapa para disputar a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe este ano: Allan Carneiro prefeito e Dida vice. O veterano político Boca-Preta chegou a dizer, na ocasião, que poderia trazer para Allan os votos que lhe faltaram para liquidar a fatura em 2020.
Nas semanas seguintes à adesão de Dida de Nan, Zé Minhoca e Zilda Moraes, alimentou-se a possibilidade da aquisição de outros representantes da 'velha guarda' Boca-Preta, como o ex-prefeito Ernando Silvestre, o que acabou não se concretizando.
A tentativa de 'canibalizar' o grupo Azul terminou gerando um profundo mal-estar entre os grupos oposicionistas, com trocas de farpas nas redes sociais entre os militantes. Ainda assim, no mês de janeiro deste ano, como resultado de uma iniciativa do deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, as agremiações estiveram próximas de misturar as cores.
Nos últimos dias do mês de janeiro passado, a possibilidade de aliança entre os dois grupos foi de 99,9% a quase 0%. Surgiram vozes discordantes nas duas agremiações políticas, em relação á aliança cujo processo estava em curso. O deputado Edson Vieira conseguiu 'segurar as pontas' no grupo Azul, mas Allan não obteve o mesmo resultado com o Verde.
Sem dispor de nenhum nome que possa substituir a contento Allan Carneiro na disputa, os verdes terão pela frente o dilema de lançar uma candidatura de baixa densidade eleitoral ou considerar, pra valer, a possibilidade de uma junção com os azuis, desta feita sem a possibilidade de indicar um nome para a cabeça da chapa.
Na reunião de ontem à noite, mais uma vez foi oferecida a Dida de Nan a oportunidade de disputar o pleito como candidato a prefeito. Dida recusou, preferindo sair para vereador, se for o caso. Capilé, ao contrário, disse que topava sair candidato a prefeito. Na falta de outros interessados, o vereador saiu da reunião como o pré-candidato do Verde ao Executivo.
Também presente à reunião, o militante de Direita Adilson Bolsonaro afirmou que existe uma real possibilidade do PL ir para a ex-deputada Alessandra Vieira, que disputaria a prefeitura pela legenda. Nesse caso, a vice de Alessandra poderia ser ocupada até por Dida de Nan. O ex-vice-prefeito não exclui esse cenário.
Os 'ex-Carneirinhos' têm três cadeiras na Câmara Municipal de Vereadores: Zeba, Capilé e Nega. O primeiro tem dito, desde que foi eleito, que não pretende disputar um novo mandato parlamentar. Caso seja levada adiante a pré-candidatura de Capilé à Prefeitura, só Nega entraria na disputa proporcional como detentora de mandato.

Até recentemente, Capilé era uma das vozes contrárias a uma junção de verdes e azuis, tendo flexibilizado a sua posição nas últimas semanas. Nega da ONG, que já chegou a ameaçar debandar para o grupo Vermelho, caso a junção acontecesse, agora já aceita a situação. Quando a Zeba, ele sempre defendeu a ideia de aliança entre os grupos oposicionistas.
Essa semana, uma imagem dos vereadores Nailson Ramos, vestindo uma camisa verde, e Capilé vestindo azul, agitou as redes sociais, parecendo ter havido entre eles uma troca de camisas, mas foi apenas uma coincidência ambos terem ido à Câmara com a cor do outro grupo. A foto foi feita com o celular de Capilé. Dentre os azuis, Nailson é o parlamentar com a maior proximidade com os verdes, e poderá desempenhar um papel importante em um eventual retorno das discussões sobre uma junção verde-azul.
Nesta quarta-feira (7), Allan Carneiro comunicará publicamente a sua decisão de não disputar a eleição, por meio de entrevista em uma emissora de rádio local.




Comentários