top of page

Absolvido pela Justiça, Aécio quer PSDB na oposição a Lula e planeja 'construir projeto de centro'

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 27 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Ex-candidato tucano à Presidência da República, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) disse em entrevista ao Globo estar “de alma lavada” com a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) que, nesta quinta-feira, o absolveu da acusação de corrupção passiva desencadeada a partir das gravações do empresário Joesley Batista, em 2017.


Agora, Aécio diz ter “disposição é absoluta para reorganizar e reestabelecer o PSDB como uma alternativa nesse centro” e defende que o partido se posicione claramente como oposição ao governo Lula.


O TRF-3 inocentou o tucano da acusação de ter recebido R$ 2 milhões de propina do empresário Joesley Batista, um dos controladores da gigante J&F, dona da JBS.


Joesley gravou conversas que teve com Aécio e as entregou ao Ministério Público Federal no âmbito de um acordo de delação premiada.


Ex-governador de Minas Gerais e uma das poucas lideranças históricas do PSDB a permanecer no partido, Aécio afirma que sofreu perseguição política por parte de integrantes do MPF, mais especificamente do ex-procurador-geral Rodrigo Janot e de sua equipe.


"A farsa foi desmascarada, mas ninguém vai apagar o prejuízo que houve no Brasil. Abortaram ali um projeto de centro reformista que estava em curso, que havia sido apresentado ao país em 2014 porque esse grupo tinha um projeto de poder no qual eu não me encaixava", afirmou.


O político vê a decisão como uma oportunidade para “construir um projeto” político de centro e retomar protagonismo político.


Apesar de elogiar o atual presidente do partido, o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), que tem pretensões de disputar a Presidência pelo PSDB, Aécio não descarta ser candidato. À frente do PSDB, Leite vem sofrendo críticas internas já por falta de um posicionamento de oposição mais efetivo.


O tucano reitera que Leite, a quem apoiou como candidato à presidência do partido, “é um quadro extraordinário da política brasileira”, mas defende ajustes de rumo na gestão do partido.


O tucano reitera que Leite, a quem apoiou como candidato à presidência do partido, “é um quadro extraordinário da política brasileira”, mas defende ajustes de rumo na gestão do partido.


Apesar do discurso crítico à operação Lava-Jato ser similar ao de Lula, Aécio diz ver diferenças em seu caso na comparação com os processos do petista.


"Eu fui absolvido das as acusações, é diferente da situação de Lula. Mas que nós tivemos no Brasil setores do MPF e da Justiça agindo com objetivos políticos é muito claro", diz Aécio.


Fonte: O Globo

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page