7 de Setembro de Lula tem público reduzido; Raquel Lyra vai de "vermelho Janja"
- Jason Lagos
- 8 de set. de 2023
- 2 min de leitura

O primeiro 7 de Setembro da gestão Lula 3 foi marcado pelo esvaziamento na Esplanada dos Ministérios. O governo federal afirmou que aproximadamente 30 mil pessoas compareceram ao desfile.
No entanto, várias arquibancadas da Esplanada estavam vazias durante os desfiles cívico-militares em Brasília. E boa parte das pessoas que compareceu ao desfile era claramente identificada com o PT ou com o governo Lula.
O desfile de 7 de setembro deste ano foi marcado por vários recados petistas à gestão anterior. Até o Zé Gotinha foi utilizado para tentar impor a marca lulista ao desfile deste ano. A primeira-dama, Janja, vestiu vermelho e “fez o L”.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a taxa de ocupação na capital federal chegou a aproximadamente 40% neste feriado do Dia da Independência. O percentual é a metade do registrado nos anos de 2021 e 2022.
O governo federal desembolsou R$ 3 milhões na contratação da empresa que realizou a montagem e organização do desfile do 7 de Setembro, valor mais que o dobro do gasto por Jair Bolsonaro em seu primeiro ano de mandato.
A Cavalaria do Exército também esteve presente nos desfiles de Brasília. Sob os olhares da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, os animais marcharam ao som de tambores.
Alguns dos militares que conduziam os cavalos fingiram estar batendo continência para tampar o rosto. Desse modo, eles não olharam para Lula.
Pouco tempo depois do fraco desfile em comemoração ao Sete de Setembro e ainda com a faixa presidencial, o presidente Lula parou para comer jabuticaba, árvore símbolo do Brasil, em um pé que ele disse que plantou durante a sua segunda gestão.
No Recife, chamou atenção o figurino escolhida pela governadora Raquel Lyra, no 7 de Setembro.
A tucana optou por um vestido vermelho, cor associada ao PT, para prestigiar o desfile cívico-militar deste 7 de Setembro no Recife.
A escolha dela foi semelhante à da primeira-dama Janja da Silva, que também desfilou com vestido vermelho ao lado do presidente Lula.
Apesar de pertencer ao PSDB, a governadora tem dado sinais de aproximação com o governo do presidente Lula.
Créditos: O Antagonista e Revista Oeste




Comentários