60% dos brasileiros acreditam que o país está indo na direção errada
- Jason Lagos
- 21 de jan.
- 1 min de leitura

Pesquisa realizada pelo instituto Ipsos aponta que 60% dos brasileiros acreditam que o país está caminhando “na direção errada” em 2024. O número é nove pontos percentuais maior que no ano anterior e reflete a queda da confiança da população no governo Lula (PT).
O levantamento aponta que a insatisfação está diretamente ligada à situação econômica do país. Quase dois terços da população (65%) avaliam que a economia está “mal”, enquanto apenas 35% acreditam que vai bem. Em 2023, os percentuais eram de 61% e 39%, respectivamente.
“O último ano foi marcado por quedas na avaliação do governo, pela demora do governo federal na elaboração do pacote fiscal do corte de gastos e por baixos índices de aprovação tanto do governo federal quanto da gestão do ministro da Economia”, disse o CEO do Ipsos, Marcos Calliari, ao O Globo.
Cerca de 26% dos entrevistados acreditam que a inação deve ser uma das principais preocupações. Para o CEO da Ipsos, isso ocorre como consequência dos gastos de m de ano e reforçado pelo cenário de instabilidade da Bolsa de Valores e do Dólar.
Entre as preocupações gerais, o crime e violência (41%), saúde (38%) e pobreza e desigualdade social (37%) são as principais preocupações. O Brasil é o oitavo país que mais relata preocupação com a violência, num ranking que considera 29 países que participam da pesquisa.
Há 3 semanas, o instituto Datafolha mostrou números semelhantes ao da pesquisa Ipsos, com 61% percebendo que a economia do Brasil está indo no caminho errado.
Créditos: O Globo




Comentários