48% aprovam e 45% desaprovam o governo Lula, diz PoderData
- Jason Lagos
- 29 de set. de 2023
- 1 min de leitura

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 9 meses com rejeição ascendente e um empate técnico entre as taxas de aprovação e desaprovação.
Segundo pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de setembro de 2023, a administração petista é aprovada por 48% dos brasileiros. Outros 45% reprovam o governo. Já 7% não sabem como responder.
A diferença entre os percentuais de aprovação e desaprovação do governo registrou o menor nível desde o início do governo Lula: 3 pontos percentuais.
Em janeiro, a distância era de 13 p.p.. Apesar de as taxas de aprovação oscilarem dentro da margem de erro desde a posse, a tendência de alta da desaprovação leva os percentuais a uma convergência.
É natural que todos os presidentes da República desfrutem de um período inicial de condescendência por parte do eleitorado.
Isso dura cerca de um ano, pois a maioria dos cidadãos concede o benefício da dúvida para quem acaba de assumir o cargo.
Os dados do estudo do PoderData são um indicador de que essa fase parece estar se aproximando de um estágio final.
Além disso, há sinais na economia de que o melhor já possa ter passado, pois a inflação voltou a subir.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 de setembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, enquanto que o intervalo de confiança é de 95%.




Comentários