Áudio de Álvaro Porto ofendendo Raquel Lyra vaza em cerimônia de volta dos trabalhos da Alepe
- Jason Lagos
- 2 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Durante a volta aos trabalhos na Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quinta-feira (1º), um áudio do presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), criticando a governadora Raquel Lyra (PSDB) vazou logo após o discurso da tucana na Tribuna.
No áudio, Álvaro conversa com alguém e disse que “não entendeu nada” do que a governadora tinha falado e que queria saber a qual Estado Raquel estava se referindo, já que ela fez um balanço positivo do governo em de 2023. Ele chegou a usar a expressão “só falou merda”.
O vazamento deve prejudicar ainda mais a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo em Pernambuco, que vem desgastada desde o ano passado.
Governo do Estado e Alepe, inclusive, travam uma batalha no Supremo Tribunal Federal (STF), depois que a gestão de Raquel Lyra entrou com uma ação pedindo a derrubada de trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada em dezembro passado.
No fim da tarde desta quinta-feira (01/02), a governadora Raquel Lyra se pronunciou a respeito do áudio do deputado Álvaro Porto.
"Avalio que é algo lamentável a ser dito pelo presidente de um Poder. Fiz questão de estar na Assembleia, com todo o meu time de governo, para agradecer a Assembleia Legislativa pelo ano que passou porque aprovamos, com muito diálogo, de maneira conjunta, os projetos enviados. É um ato lamentável de violência política o que se passou, às vezes é em gestos, em atitudes, em ações e hoje foi em voz. Lamento porque isso não está à altura do que Pernambuco representa, um diálogo fora de propósito, e revela o que uma mulher sofre nos espaços de poder. "
A Comissão Executiva Nacional do PSDB manifestou "integral solidariedade à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Na nota, a diração do partido destaca que o Conselho Nacional de Ética e Disciplina do PSDB "está pronto para avaliar eventuais medidas disciplinares contra o deputado Álvaro Porto e o PSDB está à disposição da governadora Raquel Lyra também para apoiá-la em eventuais medidas jurídicas que se fizerem necessárias".
O comando da legenda afirma ainda que as críticas "ultrapassam a já reprovável ofensa à esfera pessoal, atingindo igualmente a independência dos poderes e os mais valiosos princípios democráticos, responsáveis por alçar de forma inédita uma mulher ao mais alto posto do Poder Executivo estadual".
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, por meio de uma nota, esclareceu que “usou uma expressão não condizente com o contexto e local ao avaliar o discurso da governadora Raquel Lyra (PSDB) após a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2024.
Todavia, mesmo admitindo que não deveria ter usado a palavra que usou, reafirma que considera o teor do discurso desconectado com a realidade vivida em Pernambuco. E acrescenta que sua reação é fruto de indignação em relação à falta de resultados do governo em questões sérias como saúde e segurança, por exemplo.”
Créditos: FolhaPE




Comentários