top of page

Vice-presidente dos EUA faz discurso histórico em Munique e deixa líderes europeus atônitos; veja vídeo

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 16 de fev.
  • 2 min de leitura
ree

Em um discurso durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, surpreendeu esta sexta-feira (13) os participantes da Conferência de Segurança de Munique, com sucessivas críticas a governos europeus.


Em tom de confronto, J.D. Vance acusou a Europa de ter medo das palavras do seu próprio povo, de falhar no controlo da imigração, de criar uma “barreira de segurança” contra a direita e de recuar em “alguns dos seus valores fundamentais, valores partilhados pelos EUA”.


J.D. Vance referiu-se, por várias vezes, a anulação dos resultados do primeiro turno das presidenciais romenas, em dezembro passado, por suspeitas de interferência russa nas eleições, vencidas pelo ultranacionalista Calin Georgescu.


“Podem achar errado que a Rússia tenha publicidade paga nas redes sociais para influenciar as vossas eleições. Também achamos. Podem até condená-lo no palco internacional. Mas se a vossa democracia pode ser destruída por cem mil dólares em anúncios online de um país estrangeiro, então ela não é muito forte”, disse J.D. Vance à multidão que o ouvia.


Condenou ainda a “pressão” que diz ser exercida pelos governos europeus sobre os órgãos de comunicação social devido “à chamada desinformação”, bem como a “censura” nas redes sociais, referindo-se a restrições ao discurso de ódio. “A Europa está a perder o seu maravilhoso direito à liberdade de expressão”, ecoou, no mesmo dia, o Presidente Donald Trump.


"Na memória viva de muitos de vocês nesta sala, a Guerra Fria posicionou os defensores da democracia contra forças muito mais tirânicas neste continente. Infelizmente, quando olho para a Europa hoje, às vezes não fica tão claro o que aconteceu com alguns dos vencedores da Guerra Fria", afirmou. "Se a democracia americana conseguiu sobreviver a 10 anos de ataques de Greta Thunberg, vocês conseguem sobreviver a alguns meses de Elon Musk", ironizou.


Vance lançou-se ainda no tema da imigração, um dos preferidos da Administração Trump. “Quantas vezes teremos de sofrer estes terríveis golpes até mudarmos de rumo e conduzirmos a nossa civilização numa direcção diferente?”, disse, referindo-se ao atropelamento deliberado de uma multidão em Munique a 13 de Fevereiro.


O alegado autor do ataque é um homem afegão de 24 anos, com autorização de residência na Alemanha. As autoridades locais suspeitam que se tenha tratado de um ataque com motivações terroristas.


Ele ainda criticou a objeção das siglas mais tradicionais a outras mais à direita, não apenas na Alemanha. "A democracia assenta no princípio sagrado de que a voz do povo importa. Não há espaço para barreiras de segurança", afirmou. "Se você está com medo de seus próprios eleitores, não há nada que a América possa fazer por você", contou.


O duro discurso do vice-presidente norte-americano deixou perplexos os participantes da conferência, gerando manifestações contra e a favor em todo o mundo. Assista, no vídeo abaixo, a íntegra da fala histórica.



Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page