Vereadores aprovam requerimento para destituir Zeba Climério da presidência da Mesa Diretora
- Jason Lagos
- 21 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

14 dos 17 vereadores que compõem a Casa Dr. José Vieira de Araújo, a totalidade dos presentes à 12ª reunião extraordinária do Legislativo municipal, que aconteceu na tarde/noite desta quinta-feira (20), aprovaram um requerimento, de autoria do Irmão Soares, propondo o afastamento do vereador Zeba Climério da presidência da Mesa Diretora.
Como justificativa para a apresentação do requerimento, o autor, Irmão Soares, apontou desrespeito ao regimento e o plenário da Câmara, por parte de Zeba, pelo fato do mesmo haver anulado, de forma considerada ilegal pelos 14 edis presentes à reunião de ontem, a sessão que cassou o mandato de Capilé da Palestina, bem como o ato de convocação da mesma sessão.
Antes de aprovar o requerimento, os parlamentares, por decisão unânime, anularam a portaria do presidente da Câmara, publicada na terça-feira (18), invalidando os efeitos de um parecer da Comissão de Ética e os efeitos da sessão que cassou Capilé.
O próximo passo será transformar em projeto de lei o requerimento aprovado, o que será feito por um comissão especial, formada por três vereadores. A comissão terá um prazo de 15 dias para apresentar um parecer a respeito do afastamento de Zeba Climério.
Em relação a Capilé da Palestina, e também de forma unânime, os 14 vereadores anularam a votação que cassou o mandato, mantendo válida, no entanto, a sessão em que o ato ocorreu, bem como a sua convocação. Dessa forma, uma nova sessão será convocada, na qual o vereador, se quiser, terá direito a duas horas para apresentar defesa.
Capilé é acusado de ter cometido irregularides no processo de reforma da Câmara, que foi realizado entre os anos de 2021 e 2022, na época em que foi presidente da Casa, havendo realizado gastos excessivos em relação ao valor estipulado na licitação.
Comments