top of page

União Brasil e PP anunciam que filiados devem deixar cargos no governo Lula; plano de anistia avança

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 3 de set.
  • 3 min de leitura
Anúncio foi feito pelos presidentes do União Brasil do PP,  Antonio Rueda e Ciro Nogueira 
Anúncio foi feito pelos presidentes do União Brasil do PP, Antonio Rueda e Ciro Nogueira 

A federação partidária formada pelo União Brasil e pelo PP anunciou nesta terça-feira (2) que filiados aos partidos devem deixar cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI).


Nogueira e Rueda acertaram os detalhes do comunicado público após conversarem diretamente com os ministros do Turismo, Celso Sabino (União-PA), e do Esporte, André Fufuca (PP-MA).


Os ministros vinham defendendo permanecer por mais tempo nos cargos, mas os comandantes das legendas consideraram a situação insustentável. Eles deixaram claro que, se não saíssem, Fufuca e Sabino seriam expulsos das respectivas siglas.


Mesmo sendo considerados parte da cota do União Brasil, os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Comunicações, Frederico Siqueira, devem ser poupados nas mudanças. Isso porque eles não são filiados aos partidos atualmente e são apadrinhados pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).


A avaliação interna União Brasil é de que a situação se tornou insustentável após o presidente Lula dizer que o presidente do partido não gosta dele, nem do governo. Lula disse que também não gosta de Rueda. Após a fala de Lula, Antonio Rueda soltou uma nota rebatendo o presidente.


A decisão de Nogueira e Rueda aconteceu após reunião, na manhã da segunda-feira (2), com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, onde ficou acertado que haverá também uma defesa pública do PP e do União a projetos que buscam garantir anistia aos condenados pelo 8 de janeiro.


Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) avança no julgamento da suposta trama golpista, uma articulação no Congresso Nacional trabalha em ritmo acelerado para dar força à pauta da anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e, também, para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


A articulação para aprovar o texto ganhou reforços de peso nos últimos dias, como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que entrou de corpo e alma nas negociações. Além dele, o pastor Silas Malafaia e líderes do PL discutem os detalhes do texto com a família Bolsonaro e os interlocutores de Bolsonaro junto à Casa Branca, ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos filhos do ex-presidente, e Paulo Figueiredo.


De acordo com interlocutores, Hugo Motta (Republicanos-PB) tem dito a lideranças do governo que, se houver votos e "clima ambiente", ele "não vai ter como segurar essa votação da anistia a golpistas". Líderes do centrão acreditam que os votos para aprovar a medida, que exige maioria simples, sempre existiram, e que Motta estaria apenas buscando o melhor momento para evitar atritos com o STF.


A principal discussão nos bastidores é sobre a extensão que o texto da anistia terá. A ala mais à direita, que inclui Eduardo Bolsonaro , defende uma anistia "ampla, geral e irrestrita". Esse modelo, se aprovado, poderia beneficiar não só os executores dos supostos atos golpistas, mas também os planejadores, incluindo o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, e até mesmo reverter sua inelegibilidade.


O rompimento do PP e União Brasil com o governo federal pode sepultar de vez a possibilidade da Federação União Progressista vir a subir no palanque estadual do PSB pernambucano em 2026, apesar da torcida da família Coelho para tentar garantir uma vaga no Senado para Miguel Coelho. Sendo o PP parte da base de Raquel, e a Federação tendo como presidente estadual o deputado federal Eduardo da Fonte, a tendência é de apoio à governadora.



Créditos: G1 e Blog Dellas

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page