Tarcísio reforça apoio a Flávio e diz que senador vai dialogar com STF
- Jason Lagos
- 19 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira (18) seu apoio à candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República.
Tido como o nome preferido do Centrão e do mercado financeiro para a disputa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, Tarcísio disse que Flávio tem demonstrado “ser do diálogo”.
“Já declarei apoio. Ele está procurando demonstrar que está aberto ao diálogo. Que vai dialogar com governadores de oposição, com o Congresso e o Judiciário. Está demonstrando que vai dialogar com o Supremo, com o mercado, que vai ter uma linha de economia como o Paulo Guedes. Isso tem sido bem recebido”, afirmou o governador de São Paulo durante evento em que apresentou um balanço da sua gestão em 2025.
Ungido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como seu sucessor nas urnas, Flávio tem buscado se aproximar do setor empresarial e financeiro de São Paulo, segmentos que têm em Tarcísio seu modelo ideal de candidato e que são resistentes ao nome do senador.
A resistência ficou evidente quando a decisão de Bolsonaro de apoiá-lo veio a público e o dólar disparou, enquanto a Bolsa de Valores desabou.
No início de dezembro, quando Flávio anunciou sua pré-candidatura, Tarcísio manifestou apoio formal ao projeto, reforçando que a escolha de Bolsonaro deveria ser respeitada e endossada pelos aliados do ex-presidente. Na mesma semana, Flávio afirmou que já havia comentado com Tarcísio sobre a candidatura.
Apesar de contar com o apoio de aliados do pai, a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro enfrenta resistências. Nesta terça-feira, o pastor Silas Malafaia criticou o senador, sugerindo que a direita deveria lançar uma chapa com Tarcísio como cabeça e Michelle Bolsonaro como vice.
O pastor afirmou que o melhor arranjo político para a direita seria uma chapa encabeçada por Tarcísio, tendo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como vice.
O deputado federal Altineu Côrtes, 1º vice-presidente da Câmara e presidente do PL no Rio de Janeiro, afirmou em entrevista ao InfoMoney que a decisão do PL de lançar o senador Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência escancarou um problema que terá de ser resolvido a toque de caixa.
Para o deputado, faltou diálogo prévio com aliados e agora o partido tenta “correr atrás do prejuízo” para construir uma maioria mínima em torno do projeto eleitoral de 2026. “Se não foi feita essa conversa antes da indicação, a gente tem que correr atrás do prejuízo e conseguir construir essa maioria”, afirmou o deputado.
Créditos: Metrópoles e InfoMoney




Comentários