top of page

Senador de centro-direita, Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 20 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

O desfecho da eleição deste ano sela uma mudança drástica nos rumos da política na Bolívia


Rodrigo Paz, senador de centro-direita do Partido Democrata Cristão (PDC), foi eleito presidente da Bolívia, de acordo com os resultados da eleição, derrotando o candidato de direita Jorge “Tuto” Quiroga, do Aliança Livre. Essa é a primeira vez em vinte anos que a Bolívia não será governada pela esquerda.


Paz foi eleito no segundo turno com 54,49% dos votos, contra 45,47% dos votos do rival, em uma disputa que teve os desafios econômicos do país latino no centro das discussões.


Filho do ex-presidente Jamie Paz Zamora, Paz defende dar incentivos para o setor privado e manter políticas de cunho social que marcaram os governos socialistas. A iniciativa foi batizada de “capitalismo para todos”. Ele também promete formalizar as atividades econômicas que acontecem majoritariamente à margem de qualquer controle do Estado.


A delicada questão econômica da Bolívia era o principal ponto da eleição. A inflação é de 25%, as reservas cambiais se esvaíram e o déficit fiscal chega a 13% do PIB, em função da política de subsídios aos alimentos e combustíveis. Não há dólares no país, que é mantido artificialmente, com uma taxa de câmbio congelada, que acumula perdas inflacionárias de 25%.


Outro problema que havia dado a tônica da campanha eleitoral foi a segurança pública. O país vive uma escalada na expansão do narcotráfico, inclusive com participação do PCC, que internacionalizou suas operações.


Enquanto Paz Pereira prometia fortalecer as instituições, Quiroga defendia uma política linha dura, tal qual a aplicada por líderes populistas de direita no continente, como Daniel Noboa, do Equador, e Nayib Bukele, de El Salvador, com quem tem mantido conversas.


A eleição encerra quase duas décadas de domínio do Movimento ao Socialismo (MAS), legenda fundada por Evo Morales.


Paz, de 58 anos, senador e ex-prefeito de Tarija, é filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora. Defensor de pautas liberais e de descentralização administrativa, conquistou apoio em regiões urbanas e entre eleitores insatisfeitos com o modelo estatista. Já Quiroga, que governou o país entre 2001 e 2002, apostou na experiência e em uma agenda de abertura internacional.



Créditos: Revista Veja e Revista Oeste

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page