Secretária de Defesa Social de Raquel Lyra pede demissão; já são 5 mudanças no primeiro escalão
- Jason Lagos
- 30 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Menos de um mês depois que a governadora Raquel Lyra apresentou seu plano de segurança, que teve como uma das estrelas a secretaria de defesa social Karla Patrícia, a titular da pasta deixou o cargo.
O governo Raquel Lyra já contabiliza a saída de cinco secretários. Há outros que estariam insatisfeitos, segundo comentários ouvidos com frequência nos corredores da Assembleia Legislativa.
Os insatisfeitos que permanecem nos cargos seriam o secretário de Recursos Hídricos Almir Cirilo, que soube pelos jornais da substituição do presidente da Compesa, e a secretária da Educação Ivaneide Dantas.
A saída de Carla Patrícia começou a ser ventilada depois que pessoas próximas à governadora começaram a demonstrar insatisfação com o desempenho da delegada, que inclusive é amiga da governadora.
As informações preliminares são de que ela pediu pra sair ao tomar conhecimento das críticas que estava recebendo nos corredores palacianos. Carla Patrícia deixa o governo menos de uma semana após a saída de Evandro Avelar, tucano histórico.
Carla Patrícia Cunha é delegada da Polícia Federal, com mais de 20 anos de atividade, ocupando diversas funções, como a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco.
Ela é graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduada em Ciência Policial e Inteligência pela Academia Nacional de Brasília e pela Universidade de Brasília/ANP-UNB.
É mestre em Engenharia de Produção, com foco em gestão e doutoranda em Engenharia de Produção, com foco em gestão pública, também pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.
Em um espaço de apenas 40 dias, cinco secretários deixaram os cargos no governo do estado. Confira:
20/07/2023: às vésperas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o músico Silvério Pessoa deixou a Secretaria de Cultura, alegando "razões pessoais". Um mês depois, a ex-secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula, assumiu a secretaria.
29/07/2023: foi a vez da filósofa Regina Célia Barbosa e do engenheiro agrônomo Aloisio Ferraz, que saíram, respectivamente, das pastas da Mulher e do Desenvolvimento Agrário. Os motivos das exonerações não foram informados. No dia 2 de agosto, 14 funcionárias da Secretaria da Mulher foram exoneradas.
26/08/2023: o engenheiro Evandro Avelar deixou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), sendo substituído pelo então secretário de Projetos Estratégicos, Diogo Bezerra.
Créditos: Blog Dellas, FolhaPE e G1




Comentários