top of page

Reprovação de Lula sobe 7 pontos e chega a 56%, segundo pesquisa Genial/Quaest

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 2 de abr.
  • 2 min de leitura

Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2/4), aponta que a reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 56% — é o pior índice desde o início do mandato.


O número representa aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em janeiro, no qual a avaliação negativa do petista era de 49%.


Ainda de acordo com a sondagem, 41% dos entrevistados aprovam a gestão do petista – eram 47% em janeiro –, enquanto 3% não souberam ou não responderam.


Trata-se do primeiro levantamento após o pacote de medidas divulgadas pelo governo para tentar reverter a maré de reprovação. No início de março, o presidente aprovou um conjunto de ações para reduzir o preço dos alimentos, fator apontado como crucial na reprovação do petista.


Além disso, Lula tem intensificado as viagens pelo país e, recentemente, divulgou iniciativas para ampliar o acesso ao crédito, como o empréstimo consignado para trabalhadores CLT e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.


Segundo o levantamento, a aprovação do petista na Região Nordeste seguiu o ritmo de queda, chegando a 52%. A desaprovação é de 46%. A rejeição é maior na Região Sul: 64% de reprovação contra 34% de aprovação.


A pesquisa ainda aponta que a desaprovação ultrapassou a avaliação positiva, pela primeira vez, em grupos como mulheres e pessoas pretas e pardas.


Pela primeira vez, o percentual de mulheres que desaprovam o governo Lula ultrapassou a aprovação: 53% de avaliação negativa contra 43% positiva.


Entre os jovens de 16 a 34 anos, a reprovação atingiu o maior patamar, chegando a 64%, enquanto 33% aprovam.


Entre a população parda, a desaprovação atingiu 52%, superando a aprovação, que ficou em 45%. Para pessoas pretas, a reprovação marcou 51%, ante 46% de aprovação.


Em relação aos religiosos, o percentual de católicos que aprovam a administração é o mesmo dos que desaprovam: 49%. Enquanto isso, 67% dos evangélicos rejeitam o petista. Os que aprovam representam 29%.


A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.



Créditos: Metrópoles

Commenti


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page