Raquel Lyra autoriza estudos para a venda da Compesa
- Jason Lagos
- 31 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

O jornalista Ricardo Antunes publicou em seu blog, nesta quinta-feira (30), a informação de que a governadora Raquel Lyra autorizou estudos para a venda da Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa). A decisão teria sido tomada em face das dificuldades fiscais que sua equipe encontrou como herança da administração de Paulo Câmara (PSB).
Teria pesado também na decisão a contrariedade da governadora por arcar com os custos políticos do reajuste de 11,21% na conta de água, realizado nessa semana. A avaliação do Palácio do Campo das Princesas é que o reajuste foi um verdadeiro “Cavalo de Tróia” da gestão anterior, que segurou o aumento para não arcar com desgaste na campanha eleitoral de Danilo Cabral (PSB).
Ainda de acordo com a matéria, o governo deverá convocar uma assembleia dos acionistas da empresa como primeiro passo para a privatização, que representa uma guinada no pensamento da própria Raquel Lyra, tanto durante a campanha eleitoral como depois do pleito.
Em entrevista a uma emissora de rádio, no dia 31 de outubro de 2022, Raquel afirmou que a Compesa continuaria sendo estatal, e que ampliaria as PPPs para concessão de serviços. Ela, no entanto, reconheceu que a empresa não consegue passar uma imagem de eficiência aos usuários, e disse que mudaria o modelo de gestão, "especialmente das entregas na ponta".
O processo de venda da companhia deverá sofrer oposição política, pelo fato de que, apesar de muito ineficiente, ela ser lucrativa.




Comentários