Raquel avança nas conversas sobre o Senado e estreita os laços com Eduardo da Fonte e Fernando Dueire
- Jason Lagos
- 26 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Após esses avanços da governadora, na segunda-feira (22) Eduardo e Dueire conversaram longamente
Acusada, desde o início do mandato, de não dar a atenção devida aos contatos políticos – aproximou-se dos prefeitos mas só mais recentemente passou a conversar mais com os deputados – a governadora Raquel Lyra parece ter despertado de vez para a política com olho no ano de 2026 onde disputará a reeleição.
Durante este tempo, Raquel viu o prefeito João Campos entrar de cabeça na busca de candidatos ao Senado enquanto não se tinha a menor ideia do que ela estava pensando sobre o assunto. Seu comportamento, no entanto, começou a mudar há 15 dias quando teve um encontro reservado em Palácio, em um dia de sábado, com o presidente estadual da Federação União Brasil, deputado federal Eduardo da Fonte, no qual 2026 esteve em pauta.
“Tive a melhor de todas as conversas com a governadora", comentou depois Eduardo da Fonte a um amigo, mas não deu maiores detalhes. Foi depois disso, no entanto, que deputados estaduais do PP passaram a se manifestar na mídia quase diariamente incentivando o líder a entrar, de forma efetiva, na campanha pelo Senado, o que só era tratado até então intra muros.
Por outro lado, Raquel também tem estreitado mais o relacionamento com o senador Fernando Dueire, do MDB, e, significativamente, almoçou esta segunda-feira no apartamento do ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos ao lado do próprio Dueire e do deputado estadual Jarbas Filho, líderes do grupo emedebista que se contrapõe ao ex-deputado federal Raul Henry, que declarou apoio ao prefeito João Campos. Também estavam presentes a vice Priscila Krause e o ex-governador Gustavo Krause.
Eduardo da Fonte e Fernando Dueire têm cacife para fortalecer o grupo da governadora, caso venham a disputar ao lado dela. Eduardo traria consigo a poderosa Federação União Progressista, composta por dois importantes partidos, PP e União Brasil, e Dueire aguarda uma decisão judicial sobre a situação do MDB de Pernambuco. Se seu grupo sair vencedor agrega a legenda do MDB ao palanque de Raquel e trazendo consigo o apoio de dezenas de prefeitos que já se comprometeram a votar nele.
Após esses avanços da governadora, na segunda-feira (22) Eduardo e Dueire conversaram longamente no escritório político do senador e fizeram questão de posar para fotografias. Os dois têm obstáculos a serem transpostos. O deputado enfrenta na Federação União Progressista as pretensões do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, filiado ao União Brasil e que está agregado à campanha do prefeito João Campos.
Todos os sinais dados pelos deputados do PP são de que ele é candidato, e como presidente estadual é ele quem define os rumos da Federação. Já Dueire, aguarda a disputa judicial dentro do MDB. Ele tem recebido convites de outros partidos para disputar o Senado mas se mantém firme com o MDB onde tem o apoio de todos os senadores para entrar na disputa pela legenda.
Créditos: Blog Dellas




Comentários