PT joga pesado para tentar eleger Vinicius em Olinda e ajudar Matuto em Paulista
- Jason Lagos
- 16 de out. de 2024
- 3 min de leitura

O PT elegeu este ano apenas seis prefeitos no estado em primeiro turno e o maior município deste rol é Serra Talhada com 92 mil habitantes, onde foi reeleita a prefeita Márcia Conrado.
Com 350 mil habitantes e terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco, a cidade de Olinda está vivendo dias de intensas articulações visando a disputa em segundo turno do candidato do PT a prefeito, Vinicius Castello, contra a candidata Mirella Almeida, do PSD.
Vinicius passou para o segundo turno com 9 pontos na frente de Mirella mas as pesquisas internas dos dois lados revelam que o páreo vai ser duro. Mirella cresceu, favorecida pela saída da disputa de candidatos mais à direita, e hoje é impossível saber quem sairá vencedor dia 27 deste mês.
Contando com a força de sua militância, o PT decidiu reunir-se esta quarta-feira no Recife para dar uma ordem geral aos seus filiados: a de que ocupem as ruas de Olinda nos próximos 10 dias na defesa do voto em Vinícius.
De quebra, os petistas vão exortar parte desta militância a fazer o mesmo no município de Paulista em prol do candidato do PSB, Junior Matuto que, após muitas escaramuças, ganhou o apoio do PT e do presidente Lula na semana passada.
O Partido dos Trabalhadores está pronto para abrir um processo de expulsão do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, tão logo termine o período eleitoral. Yves declarou-se candidato, desistiu, apoiou o candidato Severino Ramos, do PSDB, sem ouvir o PT e, ainda por cima, convenceu o diretório municipal petista a fazer o mesmo.
Ontem, o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota, resolveu antecipar o jogo como advertência a algum infiel que se recuse a ocupar as ruas como será determinado. “Não é só Yves, há outros” – afirmou, por sua vez, a senadora Teresa Leitão.
Depois que passou pela eleição do Recife sem conseguir sequer a vaga de vice na chapa do prefeito João Campos, o PT enxerga em Olinda a sua “galinha dos ovos de ouro”. Trata-se de um município difícil, com orçamento pequeno e muitos problemas para administrar, além de uma população carente de quase tudo.
Os petistas sonham com a possibilidade de vencer o pleito em Olinda, e, com a ajuda do Governo Federal, fazer uma administração melhor do que as do PCdoB, que governou por 16 anos o município, e os dois mandatos do atual prefeito Professor Lupércio (PSD).
Nesta terça-feira (15), O deputado estadual Alberto Feitosa (PL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para falar de publicações com frases obscenas feitas por Vinícius Castello na rede social X.
"É um absurdo que um candidato a prefeito de uma cidade tenha em suas redes sociais a prática de convidar pessoas para fazer sexo oral no banheiro da academia. Imagina se isso vai acontecer dentro do banheiro da Prefeitura de Olinda?”, questionou o parlamentar.
“Um candidato que tem uma postura comportamental que demonstra não ter capacidade moral e ética para administrar uma cidade. Esse cidadão é quem vai cuidar do ensino infantil e do ensino fundamental das crianças de Olinda?”, indagou o deputado.
Após a repercussão negativa, Vinicius desativou a conta na rede social X, mais conhecida como Twitter. O episódio pode ter consequencias negativas para o candidato na eleição.
Créditos: Blog Dellas e Blog do Magno




Comentários