top of page

PT abre dissidência sobre apoio ao governo de Pernambuco; João Paulo quer legenda com Raquel

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 13 de jan.
  • 3 min de leitura

Segundo João Paulo, os gestos da governadora estão muito mais alinhados a Lula que o atual prefeito


O Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco abriu uma dissidência sobre o apoio do prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB). Há uma intenção de romper com o aliado do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se alinhar com a governadora, Raquel Lyra (PSD).


“O partido está pensando, sim, na possibilidade de deixar o PSB e apoiar a governadora Raquel Lyra. Isso não é uma decisão tomada, é uma avaliação política. Hoje, o cenário que eu vejo é de dois palanques, e os dois apoiando o presidente Lula”, declarou.


Na avaliação de João Paulo, deputado estadual pelo PT (PE), os gestos da governadora e os depoimentos públicos estão muito mais alinhados a Lula que o atual prefeito.


"O que eu tenho entendido é que, nos gestos dela e nos depoimentos que ela tem dado em relação ao governo do presidente Lula, ela hoje está muito mais próxima da candidatura do presidente Lula do que de qualquer outro candidato à Presidência da República no Brasil”, afirmou.


Fontes ligadas ao PT em Pernambuco afirmaram, por outro lado, que há uma sintonia nacional muito maior entre o PT e o PSB do que entre o PT e o PSD de Raquel Lyra.


“O que vejo é uma sintonia nacional do PT com o PSB que, historicamente, sempre teve repercussão em Pernambuco, por ser a joia da coroa do PSB”, disse uma fonte sob condição de anonimato.


“O PT não debate no momento a questão de apoiar Raquel Lyra. Essa decisão será tomada pela nacional e seguida pela estadual. É natural que especulações ocorram, mas o certo teremos decidido após debate do grupo eleitoral”, avaliou o senador Humberto Costa (PT-PE).


Para o presidente estadual do PT, deputado Carlos Veras,  João Paulo é livre para se manifestar. Mas a declaração não expressa a posição do partido, que ainda discute o assunto.


Lideranças sinalizaram que, embora haja discussões de uma ala para guinada à Raquel Lyra, o mais natural é a manutenção da aliança do PT com João Campos em Pernambuco, o que abre uma disputa política no Estado, enquanto Lula tenta reforçar sua base.


Caciques petistas sinalizaram que enquanto Raquel Lyra não decidir quem apoiará em 2026, não haverá qualquer sinalização positiva à gestora de Pernambuco.


Por sua vez, o presidente estadual do Partido Liberal em Pernambuco, Anderson Ferreira, afirmou nesta segunda-feira (12) que a sigla não aceitará ser feita de “guarda-chuva de palanque”. Para o líder do diretório estadual do PL, o partido tem densidade o suficiente para não aceitar ser coadjuvante e sim protagonista de qualquer projeto político. 


Em relação ao nome que o partido deve seguir no caminho ao Palácio do Campo das Princesas, Anderson endossou que o eleitor de direta não vai tolerar falta de postura do candidato. 


A fala de Anderson destoa do que ele mesmo falou há 10 meses atrás, quando disse, no ato de filiação de Raquel Lyra ao PSD, que “Estamos juntos até depois do fim”.


O dirigente sinalizou estar disposto a ser candidato ao Senado de forma independente e aposta que isso depende mais da composição nacional do que do Executivo estadual.


Também nesta segunda-feira (13), um outro membro do PL pernambucano, o deputado federal Coronel Meira, em entrevista ao programa Política na Mesa, comandado por João Bosco na Rádio Comunidade, descartou voto e apoio a Raquel Lyra, caso ela resolva seguir com Lula este ano.


"Eu mesmo tenho uma dificuldade enorme em votar em Raquel, porque Raquel quer o tempo todo tá com Lula do lado dela. Como é que o Coronel Meira, bolsonarista raiz, que defende Deus, pátria, família e liberdade, posso votar num candidato a governador que tá agarrado com o "9 dedos", com o desgraçado do Lula, o bandido do Lula? Não posso votar nunca num candidato desse".



Créditos parciais: Metrópoles e Folha PE

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page