Prefeitura de Garanhuns diz que FIG terá três semanas de duração em 2024; Estado anunciou 11 dias
- Jason Lagos
- 3 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

A prefeitura de Garanhuns revelou que, sob sua administração, o Festival de Inverno de Garanhuns 2024 terá três semanas de duração.
O calendário bate de frente com o cronograma anunciado pelo Governo de Pernambuco na última semana, que propõe 11 dias de evento, entre 18 e 28 de julho do ano que vem.
A gestão municipal, porém, não revelou as possíveis datas. O calendário será divulgado em coletiva convocada pela prefeitura nos próximos dias.
De acordo com a secretária de Cultura de Garanhuns, Sandra Albino, "a proposta do governo municipal é retomar o sucesso do evento realizado em 2022, com programação artística durante três semanas".
Neste ano, o FIG foi realizado entre os dias 21 e 30 de julho — sete dias a menos que a edição de 2022, que teve 17 dias de duração.
O calendário foi motivo de discordância entre o prefeito Sivaldo Albino (PSB) e o governo estadual. O socialista afirmou que não foi consultado para criação do cronograma e soube do calendário pelas redes sociais.
Tecendo críticas ao festival deste ano, a secretária de Cultura Sandra Albino afirmou que a prefeitura tem vários pontos para implantar no evento em 2024.
Ela afirma que a edição de 2023, administrada pela Fundarpe, "colecionou uma sequência de erros de logística e realização, que resultaram em um evento com repercussão negativa e sem impacto econômico no município".
Como novidades para a edição de 2024, ela cita:
Retorno das noites temáticas;
Grade de programação robusta em todos os polos;
Maior valorização dos artistas garanhuenses;
Respeito ao trabalho da imprensa.
O objetivo, segundo ela, é "resgatar o sucesso do Festival que foi promovido em 2022, em que Governo Estadual e Municipal atuaram em conjunto para realização do evento".
"Na edição do ano passado, considerada a ‘maior, melhor e mais intensa’ de todos os tempos, foram 25 polos oficiais que contaram com uma programação artística diversificada ao longo de 17 dias; onde o investimento total foi de 26 milhões de reais", disse a secretária.




Comentários