Prefeito Fábio Aragão chama oposição de "covarde" e "canalha" e se desculpa no dia seguinte; assista
- Jason Lagos
- 9 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Durante evento de inauguração de calçamento na localidade denominada "Terezinhas", em Poço Fundo, na última quinta-feira (6), em um discurso inflamado, o prefeito Fábio Aragão disse que o seu governo era "vítima de uma oposição covarde e canalha".
Apesar da agressiva expressão ter sido aplaudida por boa parte do público presente, inclusive por vereadores governistas, o próprio prefeito achou que foi longe demais e, no dia seguinte, no programa de rádio semanal da Prefeitura, pediu perdão às pessoas que se acharam ofendidas com o seu discurso.
O que motivou o prefeito a elevar o tom a um grau inédito contra a oposição foi a dificuldade que a gestão municipal tem tido na Câmara de Vereadores para aprovar suas proposituras. Recentemente, a bancada de oposição, majoritária, rejeitou um projeto de empréstimo da ordem de R$ 35 milhões para a construção de um hospital.
Há um outro projeto de empréstimo em vias de ser rejeitado: o que canalizaria R$ 25 milhões para obras de infraestrutura, incluindo pavimentação de ruas e a construção de um novo matadouro.
Dentre os dez vereadores que compõe as bancadas de oposição, o único que vinha se mostrando como tendente a votar nos projetos que autorizam a Prefeitura a contrair os vultosos empréstimos era o vereador Caetano Motos. Entretanto, segundo uma fonte da Câmara de Vereadores, com o discurso de Fábio Aragão em Poço Fundo ele mudou de ideia, e deve votar contra o projeto pendente de votação.
A postura de enfrentamento à oposição na Câmara, adotada pelo prefeito nos últimos meses, tem sido encampada não só por lideranças políticas taboquinhas, mas também por militantes políticos do grupo, gerando postagens ofensivas nas redes sociais que beiram - e ultrapassam em alguns casos - os limites da legalidade.
Coincidentemente, o discurso do prefeito Fábio Aragão em Poço Fundo aconteceu exatamente um mês após a ida dele à Câmara de Vereadores para apresentar o segundo projeto de empréstimo. Na ocasião, no dia 06 de junho, o prefeito utilizou um discurso bastante comedido, realçando que estava ali "em missão de paz", reconhecendo que, assim como ele, os vereadores tinha "a missão de fazer o bem e ajudar as pessoas".
Na parte final de sua fala o prefeito declarou: "O intuito nosso é que esse projeto seja aprovado, e que nós possamos fazer com que essas obras cheguem à população. O apoio da Câmara, o apoio da Prefeitura Municipal, Santa Cruz do Capibaribe fará uma revolução na infraestrutura desse município, e nós veremos o resultado dessa ação".
A gritante diferença entre os dois discursos, com um pequeno hiato de 30 dias entre ambos, deixou muita gente perplexa. Segue vídeo com o discurso em Poço Fundo e a fala posterior no rádio.




Comentários