Prefeito de Xexéu, Thiago de Miel (PSD), declara apoio a João Campos
- Jason Lagos
- 26 de set.
- 2 min de leitura

O prefeito de Xexéu, Thiago de Miel, surpreendeu o meio político ao anunciar, nesta quinta-feira (25), apoio à pré-candidatura de João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco. Filiado ao PSD, partido que hoje abriga a governadora Raquel Lyra e que tem ampliado sua base de prefeitos, Miel rompeu com a linha majoritária da sigla e declarou adesão ao projeto socialista. Ele é um dos 20 gestores eleitos pelo PSD em 2024.
Nas redes sociais, o prefeito divulgou uma foto ao lado de João Campos e exaltou a aliança como fruto de uma história política que une a família Campos à família Gonçalves, tradicional na Mata Sul.
“Hoje celebramos uma aliança que vem de longe: a união entre a família de Miguel Arraes, de Eduardo Campos e a família Gonçalves, agora renovada com o reconhecimento do trabalho do prefeito do Recife, João Campos”, escreveu.
A notícia do afastamento do prefeito de Xexéu da base de Raquel Lyra vem se somar a uma outra divulgada nesta mesma semana: a saída do secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson de Paula, do comando da pasta. Embora fosse considerado por aliados e opositores um dos melhores quadros do primeiro escalão, o auditor já vinha se queixando de falta de autonomia e interferência no seu trabalho.
A secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Laces, pediu demissão do governo Raquel Lyra. A exoneração foi oficializada nesta sexta (26), em publicação do Diário Oficial, que trouxe a informação de que a baixa foi “a pedido”. O então secretário executivo, Renato Cirne, é quem assume a pasta a partir de agora.
Os três episódios ocorrem em um momento importante para Raquel, quando ela vinha imprimindo uma sequência de agendas positivas, seja no campo institucional, ou na política. Por sua vez, a oposição segue atenta às movimentações, no intuito de buscar fatos e desgastes que façam a governadora chegar enfraquecida na corrida pela reeleição.
Por outro lado, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou um decreto que concede o Título de Cidadão Honorário ao prefeito do Recife, João Campos (PSB). O documento foi publicado no Diário Oficial do município na terça-feira (23).
A honraria é concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza para homenagear pessoas que nasceram fora da cidade, mas que prestaram serviços importantes à população local. A data da cerimônia de entrega ainda não foi definida.
João Campos atuou como importante cabo eleitoral para o prefeito eleito Evandro Leitão (PT) no segundo turno das eleições municipais em 2024. Em outubro, Campos esteve presente nos atos de campanha de Evandro, consolidando-se como uma grande liderança no campo progressista.
Créditos: Blog do Mário Flávio, Blog Cenário e Folha PE




Comentários