Planalto prepara reação a eventual vitória de Donald Trump
- Jason Lagos
- 5 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Integrantes do Palácio do Planalto já discutem internamente qual será a reação do governo brasileiro a eventual vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, que ocorre nesta terça-feira (5).
O presidente Lula, que declarou torcer pela democrata Kamala Harris na disputa, foi orientado por auxiliares a reconhecer a eventual vitória de Trump de uma maneira formal.
Uma das opções em estudo seria uma nota oficial em nome do governo brasileiro. O petista não deve ligar para parabenizar o candidato republicano por telefone, caso Trump vença a disputa.
Já em caso de uma possível vitória de Kamala Harris, a reação será diferente. Aliados afirmam que, nesse caso, Lula pretende telefonar para Kamala, além de parabenizar publicamente a candidata democrata.
Na última sexta-feira (1º), Lula expressou abertamente sua torcida por Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, ao falar sobre o avanço de ideologias extremistas em nível global, associando uma possível vitória de Trump ao que vê como uma "nova face do nazismo e fascismo no mundo".
No Itamaraty, a ordem é “esperar o desfecho” da eleição para a Casa Branca antes de se pronunciar. O pleito se encerra nesta terça, mas o resultado deve demorar alguns dias para sair.
Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos cada um dos 50 estados tem seus próprios sistemas eleitorais e, por isso, a contagem de votos leva mais tempo para ser finalizada.
Uma pesquisa da TIPP divulgada na 2ª feira (4) mostra que os candidatos a presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris e Donald Trump estão empatados com 48% das intenções de voto.
De acordo com a TIPP, incluindo candidatos de outros partidos, Trump tem uma leve vantagem sobre Kamala Harris, com 48,8% contra 48,3%. Os indecisos somam 6%.
Realizada entre 1º e 3 de novembro, a pesquisa entrevistou 1.411 pessoas, apresentando uma margem de erro de 2,7 pontos percentuais.
Créditos: Metrópoles e Poder360




Comentários