Pesquisa Veritá mostra Flávio Bolsonaro e Lula tecnicamente empatados
- Jason Lagos
- há 18 horas
- 2 min de leitura

Quando considerados apenas os votos válidos, o petista chega a 50,4%, contra 49,6% de Flávio
O Instituto Veritá divulgou nesta segunda-feira (8) o primeiro levantamento realizado após o anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República.
No cenário de disputa direta, Flávio e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem quase numericamente empatados, com o petista registrando 39,8% das intenções de voto, enquanto o parlamentar alcança 39,2%.
A diferença em questão está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais. Quando considerados apenas os votos válidos, o petista chega a 50,4%, contra 49,6% do pré-candidato do PL.
Os recortes por perfil mostram contrastes significativos: Flávio Bolsonaro tem desempenho mais forte entre homens (44,8%) e entre eleitores de 25 a 44 anos. Lula, por sua vez, lidera entre mulheres (41,4%), jovens até 24 anos e eleitores acima de 45 anos.
O senador também aparece à frente quando o filtro é o nível de escolaridade médio — seja completo ou incompleto — com 44,7% das preferências.
O estudo testou ainda o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em confronto direto com Lula. Nesse caso, Tarcísio abre vantagem: 44,9% das intenções de voto contra 40,3% do atual presidente. Considerando apenas os votos válidos, a diferença sobe para 52,7% a 47,3% em favor do paulista.
Além das simulações eleitorais, o Veritá mediu a percepção da população sobre o governo federal. A pesquisa aponta que 57,4% dos entrevistados desaprovam a gestão Lula, enquanto 38,7% declaram aprovação.
Foram entrevistados 2.519 eleitores por sistema automatizado entre os dias 6 e 7 de dezembro. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Uma outra pesquisa divulgada nesta segunda-feira, desta feita da PoliMarket Brasil (8), trouxe os seguintes números em um cenário de primeiro turno:
Lula da Silva – 34,1%
Flávio Bolsonaro – 28,8%
Pablo Marçal – 3,6%
Ciro Gomes – 2,8%
Eduardo Leite – 1,8%
Simone Tebet – 1,5%
Renan Santos – 1,0%
Brancos/Nulos/ – 11%
Indecisos – 15,4%
A pesquisa Polimarket Brasil foi realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro, com 2100 eleitores em todo país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Créditos: Pleno News e Polimarket Brasil




Comentários