Pesquisa Ipespe mostra disputa acirrada em Caruaru, com indicativo de segundo turno
- Jason Lagos
- 26 de set. de 2024
- 2 min de leitura

A segunda rodada de pesquisas sobre as eleições em Caruaru, no Agreste, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), divulgada nesta quinta-feira (26), assim como a primeira, realizada de 16 a 18 de agosto, mostra equilíbrio entre o prefeito e candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e Zé Queiroz (PDT), que foi prefeito do município por quatro mandatos.
A diferença é que os percentuais de ambos cresceram em relação ao primeiro levantamento, mas repetindo o empate técnico e quase numérico da rodada anterior da pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado.
No levantamento, Pinheiro fica com 41% das intenções de voto ante 35% da pesquisa anterior. Zé Queiroz tem 39% contra 34% do levantamento realizado em agosto.Fernando Rodolfo (PL) tem 7%, repetindo o mesmo percentual da primeira pesquisa. Já Armadinho (Solidariedade) caiu de 3% em agosto para 1% nesta segunda rodada.
Michelle Santos (PSOL) repete agora o mesmo 1% da primeira rodada, enquanto Maria Santos (UP) caiu de 1% para zero agora, porque não atingiu 0,5% das intenções de voto. O total de pesquisados que votaria branco, nulo ou em nenhum dos candidatos foi de 7% desta vez, que corresponde à metade do percentual da primeira pesquisa. Já os que não sabem ou não responderam somam 4% (na anterior foram 5%).
Na pesquisa espontânea – na qual não são apresentados os nomes dos candidatos –, Pinheiro fica com 36% ante 26% da primeira rodada.
Zé Queiroz tem 34% contra 18% da rodada anterior. Rodolfo passou de 4% em agosto para 5% este mês. Já Armandinho e Michelle repetiram 1% nas duas pesquisas, enquanto Maria caiu de 1% na primeira para zero nesta.
O percentual de ninguém/branco/nulo é de 4% (antes era 9%); e o de não sabe ou não respondeu, 20% (41% antes).
A pesquisa, realizada dos dias 21 a 23 deste mês, teve uma amostra de 500 entrevistados, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-01739/2024.
A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Créditos: FolhaPE




Comentários