Pesquisa indica diminuição da vantagem de João Campos sobre Raquel Lyra e eleição acirrada
- Jason Lagos
- há 5 dias
- 2 min de leitura

No levantamento de outubro, João liderava com 53% e Raquel pontuava 27%, uma diferença de 26 pontos
A mais recente rodada de pesquisas eleitorais, conduzida pela CONECTA Pesquisas em parceria com o Instituto OPINDATA, realizada entre 1 e 5 de dezembro de 2025, detalhou o cenário para a disputa ao Governo de Pernambuco em 2026.
O levantamento, que utilizou uma ampla amostra de 10 mil entrevistas de forma online indica que a polarização entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD) persiste, mas com uma redução na diferença entre os dois líderes.
No cenário 1 estimulado, que apresenta uma lista de candidatos ao eleitor, João Campos pontua 45% das intenções de voto.
A governadora Raquel Lyra registra 38%, configurando uma diferença de 7,0 pontos percentuais entre os dois. Com tal resultado, a eleição seria decidida em segundo turno.
A margem de erro do levantamento é de 0,98 ponto percentual.
A pesquisa simulou o cenário de Segundo Turno com o embate direto entre os dois líderes, e os resultados apontam uma diferença de 3 pontos percentuais entre João Campos e Raquel Lyra.
Segundo a projeção atual da pesquisa, João Campos alcança 46% das intenções de voto, e a governadora Raquel Lyra registra 43%. A diferença de apenas 3 pontos percentuais configura um cenário de virtual empate técnico, visto que a margem de erro da pesquisa é de 0,98 ponto percentual.
A pesquisa anterior do Instituto Conecta, realizada de forma presencial, com aplicação de 1.200 questionários, divulgada em 2 de outubro de 2025, demonstra o acirramento da corrida.
No levantamento de outubro, João Campos liderava com 53% e Raquel Lyra pontuava 27%, uma diferença de 26 pontos percentuais no cenário estimulado. Em números válidos, João Campos tinha 63% contra 32% de Raquel Lyra, o que daria vitória em primeiro turno ao prefeito do Recife.
O resultado de agora representa uma retração de 7,6 pontos percentuais para Campos e um avanço de 11,4 pontos percentuais para Lyra, isso em apenas dois meses.
O cenário 1 estimulado apresentado pela pesquisa CONECTA/OPINDATA traz os seguintes números: João Campos (PSB): 45% Raquel Lyra (PSD): 38% Eduardo Moura (NOVO): 6,9% Ivan Moraes (PSOL): 1,2% Brancos e Nulos: 6%.
Créditos: jamildo.com




Comentários